Mais de 120 autoescolas têm registro cassado pelo Detran-SP por fraudes em 2025

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) já fechou 121 Centros de Formação de Condutores (CFCs), as chamadas autoescolas, por fraude em 2025. Com o aumento na fiscalização, diversos CFCs tiveram a licença cassada por irregularidades constatadas em provas, aulas e veículos.

De acordo com o Detran, a fraude é confirmada quando as equipes flagram, por exemplo, veículos que deveriam estar em uso estacionados em frente à autoescola; salas completamente vazias no horário destinado às aulas teóricas; ou ausência de instrutor ou alunos em aula. Também foram identificados casos em que provas teóricas eram registradas como realizadas sem que, de fato, houvesse a aplicação do exame.

Em Itapevi, na Região Metropolitana de São Paulo, uma autoescola foi suspensa após o Detran constatar que a avaliação era conduzida de forma fraudulenta a partir da recepção. Diante da gravidade, o Detran-SP instaurou processo administrativo – que, ao final da apuração, poderá resultar na cassação do registro de credenciamento dos envolvidos.

Entre os municípios com maior número de CFCs penalizados, a capital paulista ocupa a primeira posição em 2025 (28 cassações), seguida por Guarulhos (5) e Campinas (4). Em 2024, São José dos Campos e Bauru apareciam na frente.

O aumento na fiscalização faz parte de uma iniciativa do Detran para preservar a integridade do processo de formação dos condutores. Segundo Eric Wetter, diretor de Gestão Regulatória do órgão, a ação acontece para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja alcançada de maneira legítima pelos interessados.

“Com ações de fiscalização presencial e remota, aliadas a ferramentas de inteligência preditiva para identificar riscos, o Detran-SP reafirma seu compromisso com a integridade do processo de habilitação. A obtenção da CNH deve ser obtida de forma legítima, observando as normativas vigentes”, diz Wetter.

Fonte: Metrópoles

Foto: Reprodução

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.