Abril Verde – Mês de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Saiba a diferença entre Doença Ocupacional e Doença do Trabalho
Neste mês de abril temos o Abril Verde onde as equipes de saúde buscam alertar a população acerca de Mês de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Acidentes de trabalho não ocorrem por acaso, mas por descaso, chamando atenção sobre as vantagens de prevenir os acidentes de trabalho. Existem uma série de riscos ocupacionais, sendo eles ambientais, ergonômicos e acidentais. Cada tipo de risco é devido a um tipo de exposição. Dessa forma, vamos conhecer um pouco mais sobre o que é a Doença ocupacional e a Doença do Trabalho? Você sabe a diferença?
Doença Ocupacional
A doença ocupacional, também conhecida como doença profissional, é aquela provocada pelo trabalho em si, ou seja, pelas características da atividade que o trabalhador exerce. Quer um exemplo?
Em uma fábrica, Antônio trabalha na equipe de construção civil de uma construtora e diariamente manuseia equipamentos em andaimes. Por conta da profissão, Antônio fica exposto ao risco de quedas. Ele corre o risco cair dos andaimes e adquirir alguma fratura ou até ferimentos mortais. Se isso acontecesse, a doença seria considerada ocupacional.
Doença do Trabalho
Por lei, a doença do trabalho é definida como “a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente”. Isso quer dizer que é causada pela exposição do funcionário a algum agente presente no seu local de trabalho, mas que não necessariamente faz parte de suas tarefas profissionais. Vamos a mais um exemplo:
Na mesma empresa do Antônio, Ângela trabalha como auxiliar de escritório, e apesar de passar o dia todo dentro de uma sala fechada, ainda é incomodada com os ruídos produzidos pelos soldadores. Depois de alguns anos, a exposição contínua ao barulho fez com que ela perdesse parte da audição.
Note que, nesta situação, o problema foi causado por um fator presente no ambiente de trabalho da Ângela, mas que não tinha nada a ver com as atividades que ela desempenhava no escritório. Então, a perda auditiva é considerada uma doença do trabalho.
Por isso, é muito importante que tanto empregadores, sejam públicos ou privados, promovam a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho e crie uma cultura de prevenção de acidentes entre os trabalhadores. Além disso, é obrigatório o fornecimento, por parte dos empregadores; e o uso, por parte dos empregados, de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para cada atividade, como capacetes, óculos de proteção, luvas, calçados de segurança, entre outros.
Procure saber no seu trabalho sobre o fornecimento de equipamentos de proteção, o uso correto deles e a política de saúde para o trabalhador realizada pela empresa em que você trabalha e exija melhores condições de trabalho.

Dra. Júlia Bruder

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

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