Adolescente é detido por cortar árvore bicentenária mais famosa do Reino Unido

Uma famosa árvore que permaneceu de sentinela durante mais de 200 anos ao lado da Muralha de Adriano, construída pelos romanos, na Grã-Bretanha, foi “deliberadamente derrubada”, no que as autoridades chamaram de “ato de vandalismo”.

A árvore, localizada no Parque Nacional de Northumberland, no norte da Inglaterra, ficou conhecida por milhões de pessoas em todo o mundo quando apareceu no filme de grande sucesso de Kevin Costner, de 1991, “Robin Hood: Príncipe dos Ladrões”.

A polícia disse ter detido um menino de 16 anos após o incidente, que teria ocorrido durante a noite de quinta-feira (28).

A árvore – em um local conhecido como “Sycamore Gap” – estava localizada na histórica Muralha de Adriano, listada como Patrimônio Mundial da Unesco, que foi construída há cerca de 1.900 anos para proteger a fronteira noroeste do Império Romano.

Sycamore Gap foi considerada uma das árvores mais fotografadas da Inglaterra e eleita a Árvore Inglesa do Ano em 2016.

A instituição de caridade National Trust – que co-administra o local – disse estar “chocada e triste” com a derrubada da árvore.

Andrew Poad, gerente geral do nordeste do National Trust, disse: “A árvore tem sido uma característica importante e icônica na paisagem há quase 200 anos e significa muito para a comunidade local e para qualquer pessoa que tenha visitado o local”.

A Autoridade do Parque Nacional de Northumberland disse que agora está “trabalhando com as agências e parceiros relevantes com interesse neste marco icônico do Nordeste”.

O Parque Nacional pediu aos visitantes que ficassem longe enquanto o local era tornado seguro.

A polícia, que anteriormente disse estar investigando o que se acredita ser um “ato deliberado de vandalismo”, disse que um jovem de 16 anos foi preso em conexão com o incidente.

O adolescente permanece sob custódia policial e está auxiliando os policiais em suas investigações”, postou a Polícia de Northumbria no X (antigo Twitter), acrescentando que a “investigação ainda está em um estágio muito inicial”.

Antes da prisão, a força policial descreveu a árvore como um “marco de renome mundial”.

“O vandalismo causou choque e raiva compreensíveis em toda a comunidade local e além”, disse um comunicado da Polícia de Northumbria.

O superintendente de polícia Kevin Waring acrescentou: “Este é um dia incrivelmente triste. A árvore foi um ícone do Nordeste e apreciada por muitos que vivem ou visitaram esta região.”

Fonte: CNN BRASIL

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.