A FAB explicou, em nota, que essa é a fase inicial das investigações e que o próximo passo é realizar a análise dos dados recolhidos, juntamente “com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes”.
Sem o relatório preliminar divulgado, foram levantadas três hipóteses que justificariam a queda. A primeira é que o acidente pode ter sido causado por formação de gelo nas asas, suspeita sustentada pelos boletins meteorológicos do dia e pelo histórico de um acidente similar ocorrido nos Estados Unidos há 30 anos.A segunda hipótese é que o avião estava com resquícios de danos causados em março deste ano por um “tailstrike”, termo técnico para a batida da cauda do avião na pista.
Por fim, a terceira possibilidade é que a queda teria acontecido devido a problemas no ar-condicionado da aeronave, o que teria prejudicado a sua refrigeração.
Segundo o Cenipa, a conclusão da investigação “terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência”.
O relatório preliminar deve ser divulgado em 30 dias.
Fonte: Metrópoles
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