Aleitamento Materno, Esclerose Múltipla e Laringectomia foram assuntos do Calendário da Saúde em agosto

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) realizou, durante o mês de agosto, três ações pertencentes à iniciativa Calendário da Saúde, com o objetivo de propagar informações acerca de temáticas relativas à Saúde e à qualidade de vida.

Abrindo as atividades do mês, no dia 10, a laringectomia foi o assunto abordado no 1º andar do Ambulatório de Especialidades, com a presença da fonoaudióloga do HCFMB Elaine Lara Mendes Tavares, que comentou sobre os sintomas e a importância do diagnóstico precoce do câncer de laringe. O Dia Nacional do Laringectomizado passou a ser celebrado anualmente em 11 de agosto depois da aprovação de um projeto de lei pelo Senado Federal, em junho de 2022.

Integrando a campanha Agosto Dourado no Hospital, o Ambulatório de Ginecologia do Mion recebeu, pela primeira vez, o Calendário da Saúde no dia 21, com a presença da coordenadora médica do Banco de Leite Humano do HCFMB, Dr.ª Simone Manso de Carvalho Pelícia. Dentre os assuntos abordados, foi destacada a importância do aleitamento materno e da doação de leite excedente aos recém-nascidos internados na UTI Neonatal.

Já nesta quarta-feira, 30, data em que se recorda o Dia Nacional de Conscientização Sobre a Esclerose Múltipla, o neurologista do HCFMB Dr. Fernando Coronetti esteve presente no 4º andar do Ambulatório de Especialidades e abordou os principais sintomas, como diagnosticar e tratar esta doença crônica e autoimune.

Após cada uma das atividades, os pacientes e acompanhantes presentes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os temas abordados.

Sobre o Calendário da Saúde

A Gerência de Enfermagem do HCFMB, representada pela Gerência do Núcleo de Ambulatórios e com o apoio da Diretoria de Assistência, Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing (GCIM) e Equipe Multiprofissional realizam o Calendário da Saúde, com o objetivo de conscientizar os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminar informações relevantes sobre os diferentes problemas de saúde.

A iniciativa permite que a equipe multiprofissional transmita informações de assuntos relacionados à saúde, por meio de vídeos ou presencialmente, aos pacientes atendidos no Ambulatório de Especialidades do HCFMB e a seus acompanhantes.

JORNAL HCFMB

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.