Atividades culturais para todas as idades, Instituto Jatobás divulga programação

Espetáculos de teatro, visita guiada ao Centro, show de forró e bate-papo com escritor André Gravatá são alguns dos destaques do calendário junino;

Biblioteca Pública oferece programação semanal diversificada, com jogos de tabuleiro, oficinas para jovens e crianças e imersão na natureza regional

O Centro Max Feffer sob a administração do Instituto Jatobás, apresenta uma programação diversificada para o mês de junho, reafirmando seu compromisso a favor da valorização da cultura local e do desenvolvimento sustentável da região de Pardinho, no interior de São Paulo. No espaço da Biblioteca Pública da cidade, o Instituto oferece espetáculos de teatro, oficina de expressão corporal e artes plásticas, tarde de observação botânica local e várias outras atividades.

No auditório da Biblioteca, haverá um bate-papo com o escritor e educador André Gravatá, para abordar temas como educação, poesia e meio ambiente, em dois encontros abertos ao público. Autor dos livros Inadiável e O Jogo de Ler o Mundo, o escritor participou do TEDx Talks em 2023, abordando de forma sensível e poética, o futuro e novas formas de enxergar e ouvir o mundo. Além disso, Gravatá foi reconhecido com o prêmio de Educador Inventor da Associação Cidade Escola Aprendiz, além de ser coautor de obras como Volta ao Mundo em 13 escolas e Poéticas Públicas. O autor ainda é um dos idealizadores da Virada Educação, programa municipal voltado para crianças, que visa ocupar o espaço educativo de forma dinâmica e participativa, envolvendo educadores e comunidades escolares na área central de São Paulo. A roda de conversa no Instituto está programada para a quarta-feira, dia 5 de junho. A primeira sessão acontece às 11h00 e a segunda, às 13h30.

O presente pelos olhos do Futuro é o nome de uma das oficinas, esta com Gabriela Hess, marcada para o dia 12 de junho, das 13h às 17h30. Voltada para crianças e jovens, essa atividade proporciona uma experiência única, combinando jogos teatrais, expressão corporal livre, artes plásticas, escrita de poemas e letras de música. Foi preparado um conteúdo especial para que as crianças e jovens aprendam a expressar a criatividade e explorar novas formas de comunicação.

Para os amantes de jogos e aqueles que gostam de exercitar a lógica e a competitividade, o Instituto promove a 4ª tarde de Jogos Modernos de Tabuleiro, em parceria com o Capivara Jogos, acervo de tabuleiros que fez sucesso com o público de edições anteriores. Aberta para público de todas as idades, a programação disponibiliza jogos como Dixit, Uno e War. A atividade acontece no dia 15 de junho, sábado, das 14h às 17h.
Além disso, no dia 18 de junho, a experiência Chás e plantas medicinais da Cuesta, com Valéria Pushpa, oferecerá uma sessão de conhecimento ancestral das plantas medicinais da região da Cuesta Paulista através da apresentação de algumas espécies locais. A atividade será uma tarde de exploração botânica, na qual os participantes se conectam com os saberes populares e desfrutam das qualidades da natureza para o bem-estar físico e mental. A programação tem início previsto para as 14h e término às 16h30.

Fortalecendo o propósito de valorização da cultura local, alinhado à sustentabilidade, a programação junina do Instituto em Pardinho ainda oferece uma série de atividades que se desenvolverão no espaço do Centro Max Feffer. O grupo Teatro em Foco preparou duas apresentações, agendadas para as quintas-feiras, 20 e 27 de junho, das 19h00 às 20h00, quando serão exibidos o Sarau de Inverno e a Leitura Dramática de cenas da peça Gota d’ Água, produzidos pelos alunos do grupo.

Além disso, no sábado, 29 de junho, às 16h00, o público poderá viver uma jornada pela arquitetura sustentável com o evento O Bambu na Arquitetura. A programação conta com uma visita guiada pelo Centro Max Feffer e, em seguida, uma palestra sobre o uso do material na arquitetura, ministrada pela arquiteta Leiko Motomura. Nessa jornada, as pessoas serão orientadas a explorar práticas arquitetônicas sustentáveis e conhecerão o potencial do bambu como material de construção ecológico.

Para fechar o mês, no domingo, 30 de junho, às 15h00, acontece a 3ª Mostra Pedagógica do Max, com apresentações dos trabalhos realizados pelos grupos da Iniciação Artística e Cursos Regulares. Nessa comemoração do encerramento, os trabalhos expostos demonstrarão a dedicação e o talento postos em prática pelos alunos durante seis meses. Aproveitando o clima junino e as tradições locais, a festa terminará com o espetáculo do grupo Trinca Fole, “Trincando o Fole”, que reúne música e dança com o som de autêntico e tradicional forró.

Confira a programação completa:

Na Biblioteca Pública

Bate-papo com o escritor André Gravatá
Quando: quarta-feira, 05 de junho
Horário: às 11h00 e às 13h30
Descrição: Biblioteca Pública de Pardinho recebe o escritor André Gravatá para dois bate-papos abertos ao público sobre educação, poesia e meio ambiente.

O presente pelos olhos do Futuro, com Gabriela Hess
Quando: quarta-feira, 12 de junho
Horário: das 13h00 às 17h30
Descrição: oficina imperdível para crianças e jovens, com atividades como jogos teatrais, expressão corporal livre, artes plásticas, escrita de poemas e letras de música, conduzida por Gabriela Hess.

Jogos Modernos de Tabuleiro
Quando: sábado, 15 de junho
Horário: das 14h00 às 17h00
Descrição: uma tarde divertida aguarda os amantes de jogos como Dixit, Uno e War, com a presença do Capivara Jogos. Evento para todas as idades.

Chás e plantas medicinais da Cuesta com Valéria Pushpa
Quando: terça-feira, 18 de junho
Horário: das 14h00 às 18h30
Descrição: explore o conhecimento ancestral das plantas medicinais da região da Cuesta Paulista em uma tarde de observação botânica e conexão com os saberes populares.

Novo leitor!
Como se tornar sócio: cadastre-se apresentando seu RG, CPF, comprovante de residência, e-mail e telefone. Para fazer o cadastro online, tirar dúvidas e reservar livros, entre em contato pelo whatsapp (14) 99670-5228.

No Centro Max Feffer Cultura e Sustentabilidade

Arte – Teatro em Foco
Quando: quintas-feiras, 20 e 27 de junho
Horário: das 19h00 às 20h00
Descrição: em junho, duas apresentações especiais preparadas pelos alunos do grupo de Teatro: Sarau de Inverno e Leitura Dramática de cenas da peça Gota d’ Água.

O Bambu na Arquitetura
Quando: sábado, 29 de junho
Horário: às 16h00
Descrição: visita guiada ao Centro Max Feffer seguida de palestra sobre “O Bambu na Arquitetura”, com a arquiteta Leiko Motomura.

Arte – 3° Mostra Pedagógica do Max
Quando: domingo, 30 de junho
Horário: às 15h00
Descrição: celebração do encerramento do semestre com as apresentações dos trabalhos realizados pelos grupos da Iniciação Artística e Cursos Regulares.

Arte – Show com Trinca Fole
Quando: domingo, 30 de junho
Horário: às 15h00
Descrição: o grupo Trinca Fole se apresenta na 3° Mostra Pedagógica, com o show “Trincando o Fole”, celebrando o fim do semestre com muito forró.

Funcionamento:

Centro Max Feffer:
De terça a sexta-feira, das 8h00 às 18h00. Aos sábados, das 8h00 às 17h00.
Domingos e feriados, abertura de acordo com a programação.
Local: Praça Ademir Rocha da Silva, sn, Pardinho – SP.
Para mais informações sobre atividades e acesso ao equipamento via WhatsApp: (14) 99879-2760.

Instituto Jatobás
O Instituto Jatobás é uma organização da sociedade civil que há 18 anos trabalha comprometida com o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos territórios de Pardinho, interior de São Paulo, e Água Espraiada, na capital, e adjacências.

Agência Lema
Leandro Matulja / Leticia Zioni / Guilherme Maia

Informações para a imprensa
Ana Cláudia Luiz
anaclaudia@agencialema.com.br
Ihanna Barbosa (11) 98109-7296
Ihanna@agencialema.com.br
Ana Luiza Pêgo
ana.pego@agencialema.com.br

Crédito: Acervo Jatobás

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.