Professor Barraviera, do Cevap, é homenageado com Medalha ABEC Brasil de Mérito Editorial

Honraria foi concedida por sua relevante atuação como fundador e editor do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, revista científica do Cevap/Unesp.

O professor titular Benedito Barraviera, fundador e editor chefe (1995-2019), atual editor emérito do Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD), revista científica oficial do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos da Unesp (Cevap), foi homenageado nesta terça-feira, 6 de novembro, pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). Ele foi agraciado com a inédita Medalha ABEC Brasil do Mérito Editorial.

De acordo com o Estatuto da entidade, a honraria é concedida a “pessoas físicas de irrepreensível conduta moral, social e ética, por relevantes serviços prestados ao desenvolvimento e aprimoramento dos periódicos científicos e da comunicação e divulgação científica em geral”. A indicação é feita pelo Conselho Deliberativo da ABEC Brasil e aprovado em Assembleia Geral.

A entrega da Medalha – acompanhada de um diploma – ocorreu durante a cerimônia de abertura do ABEC Meeting 2024 – principal fórum no Brasil para editores científicos e profissionais envolvidos na produção e publicação científicas. O evento está sendo realizado em São Paulo até o dia 7 de novembro nas instalações da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A presidente da ABEC Brasil, professora Edna Frasson de Souza Montero, destacou que o professor Barraviera é uma figura central na história da entidade. “Com uma trajetória marcada pelo compromisso com a excelência editorial, Barraviera contribuiu para o fortalecimento da comunicação científica no Brasil. Sua liderança, especialmente como presidente da ABEC (2008-2011), foi decisiva para modernizar e profissionalizar a editoração científica no país, promovendo a internacionalização das publicações brasileiras e a adoção de práticas editoriais de alto padrão”, afirmou.

Ainda em seu discurso, ela enfatizou que, ao longo de sua gestão, Barraviera incentivou a capacitação de editores científicos e trabalhou incansavelmente para garantir a qualidade e a integridade das revistas científicas associadas à ABEC. “Ele foi pioneiro na integração de novas tecnologias e plataformas digitais, facilitando o acesso aberto e ampliando o impacto das pesquisas brasileiras no cenário global. Seu trabalho também reforçou a importância da ética na publicação científica, sempre buscando transparência e rigor na revisão por pares”, acrescentou a presidente da ABEC Brasil.

Edna finalizou salientando: “Sua dedicação à ciência e à editoração científica é uma inspiração, e sua contribuição para a ABEC Brasil deixa um legado duradouro, transformando profundamente a maneira como a ciência brasileira é comunicada e disseminada”.

O professor Barraviera afirmou ser uma grande honra receber este prêmio inusitado. “Com certeza ele é decorrente da minha carreira acadêmica voltada para a editoração científica. A confecção da primeira revista eletrônica brasileira, época em que não havia internet comercial no Brasil, foi uma ousadia beirando a “irresponsabilidade”. Quase três décadas depois veio o reconhecimento da iniciativa mostrando que as plataformas digitais para publicação científica estão consolidadas mundo afora”, observou.

E o homenageado ainda acrescentou: “Evidentemente que ninguém chega lá sozinho. Tive o prazer de ter tido o apoio irrestrito da minha universidade, particularmente dos diretores e colaboradores do Cevap, que sempre entenderam a importância do periódico e sempre deram apoio irrestrito à ideia. O resultado disso é o sucesso do projeto, que se consolida agora ao receber, das mãos da presidente da ABEC Brasil, esta linda medalha. Valeu a pena arriscar. Obrigado a todos que ajudaram a construir esta estrada….”, finalizou Barraviera.

O atual editor-chefe do JVATiTD do Cevap/Unesp, professor Rui Seabra, também presidente da ABEC Brasil (2016-2019), enalteceu o fato de ser a primeira vez que a Associação Brasileira de Editores Científicos concede esta medalha. “Isso demonstra o ineditismo e o pioneirismo do legado do professor Barraviera. É uma honra poder contar com a sua experiência e capacidade de trabalho”, comentou.

Sobre o JVATiTD

Dono de uma trajetória de quase três décadas, o JVATiTD é uma publicação acadêmica oficial do Cevap, de acesso aberto, arbitrado por pares, de excelentes métricas e dedicado a publicar pesquisas sobre todos os aspectos da toxinologia (toxinas derivadas de animais, plantas e microrganismos), animais peçonhentos e doenças tropicais. Seu conteúdo interdisciplinar inclui editoriais, artigos de revisão, artigos originais, relato de casos e comunicações curtas.

Em 1998, o JVATiTD se tornou a primeira revista eletrônica a integrar a base de dados da SciELO, plataforma brasileira de alcance internacional das publicações científicas https://www.scielo.br/ . Com o passar dos anos, outros importantes marcos foram registrados pela revista unespiana. Em 2003, foram incluídas informações e estudos acerca das doenças tropicais em seu escopo e, em 2006, o JVATiTD conquistou a indexação em duas bases de dados internacionais, respectivamente a Web of Science, da Clarivate Analytics, e também a Scopus-Scimago da Elsevier.

Em 2013, houve a indexação do JVATiTD nas bases de dados do Pubmed, Pubmed Central, e Europe Pubmed Central, além de ter se tornado a primeira publicação brasileira a fluxo contínuo. Dois anos depois, a revista conquista o Fator de Impacto (FI) de 0.8 e um CiteScore (CS) de 1.3; quatro anos depois, o FI chegou a 2.93 e um CS de 3.7. Atualmente suas métricas são respectivamente FI=1.8 e CS=4.8 mostrando-se uma publicação competitiva e mundialmente consolidada nas áreas da Toxinologia e Doenças Tropicais.

Todos os conteúdos da Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases (JVATiTD) podem ser acessados através do https://jvat.org/

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.