Vigilância Sanitária avalia situação na (Emeii) Iara Conceição Vicente

Bauru: bebê de 10 meses morre, aulas em Emeii são suspensas; prefeitura investiga o caso

Um bebê de 10 meses matriculado na Escola Municipal de Ensino Integral (Emeii) Iara Conceição Vicente, situada no Jardim Chapadão, em Bauru, morreu nesta quarta-feira (25), em um hospital privado. A menina era gêmea de um garotinho que segue internado na unidade de terapia intensiva (UTI) e também frequenta o local, cujas aulas foram suspensas ontem por conta de um suposto surto de virose.

A prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Saúde, investiga o caso. Em coletiva, os responsáveis pelas pastas informaram que protocolos de segurança foram adotados e os pais, orientados a encaminharem seus filhos a unidades de saúde, se identificarem sintomas como diarreia, febre e dores abdominais (leia abaixo). Eles acometemoutras 18 crianças, que são acompanhadas. O problema foi divulgado, na manhã desta quinta-feira (26), pelo repórter Alexandre Colim, do programa Cidade 360º, parceria do JC/JCNET com a 96FM.

De acordo com a reportagem, por conta do contexto de saúde envolvendo alunos da Emeii, que tem cerca de 210 estudantes, a Vigilância Sanitária foi acionada pelo secretário municipal de Educação, Nilson Ghirardello, para avaliar uma possível relação entre o surto e a escola, uma vez que os casos podem ter começado dentro ou fora da instituição.

A creche, no entanto, passa por um processo de desinfecção na manhã de hoje. Os colchões onde as crianças fazem o ‘soninho’ receberam produtos químicos por profissionais munidos de luva e com máscaras. A reportagem do JC também constatou verificação na caixa d’água da unidade.

Apesar das providências, algumas mães demonstram insegurança no retorno dos filhos às aulas, o que está previsto para a próxima segunda-feira (30), de acordo com Shaiane Andrade.

Duas de suas filhas, que são alunas da creche, estão com sintomas. As manifestações começaram no último sábado para a pequena de 1 ano e 11 meses. Para a outra de 4 anos, na terça-feira (24). “Precisamos trabalhar, mas dá medo”, reitera.

A reportagem constatou ainda que a Saúde municipal realiza nesta quarta-feira (26) uma testagem em crianças do Residencial Santana, onde moram vários dos alunos da Emeii.

Protocolos

Em coletiva ocorrida na Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (26), a prefeitura falou sobre as medidas adotadas para garantir a segurança das crianças. De acordo com Natália Pavani, diretora da divisão de vigilância sanitária, os protocolos para impedir a proliferação dos casos envolvem, além da suspensão das aulas, a limpeza e desinfecção do ambiente e a orientação da equipe da creche quanto a boas práticas (higiene das mãos e dos fraldários, por exemplo).

Fonte: JCNET

Foto: Guilherme Matos

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.