Bauru: Prefeitura constrói primeiro abrigo de animais resgatados

Bauru contará com seu primeiro abrigo para animais resgatados ainda no primeiro semestre de 2024. As obras acontecem na avenida Rodrigues Alves, na Vila Cardia Monlevade, próximo ao Horto Florestal. De acordo com Gislaine Magrini, titular da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), após a conclusão da primeira fase o local atenderá até 60 cães e contará com uma clínica para os primeiros atendimentos em animais resgatados.

Serão 10 abrigos com 4 metros quadrados e 20 abrigos baias com 4,5m² . As baias são direcionadas preferencialmente para abrigo individual, conforme a situação e sociabilidade dos animais podem ser divididas por 2 a 3 animais.

Já na segunda fase, a pasta espera estender os atendimentos a outros animais, como gatos. A Semma também vai incluir um laboratório para exames veterinários nos animais resgatados.

O novo abrigo, segundo a secretária, é fruto da criação de um braço especializado na causa animal dentro da estrutura da própria Semma.

O Departamento de Bem Estar Social, Defesa e Proteção Animal é responsável pelas castrações, identificação e adoção de animais, e o gerenciamento de ocorrências de maus tratos, além de atividades de educação ambiental focadas na guarda responsável. O setor é dirigido por Roldão Neto.

Os servidores que vão atuar no local são da própria pasta e se dividem entre veterinários, biólogos, zootecnistas, além de ajudantes gerais. A equipe pode ser expandida nas próximas fases da obra.

Magrini explicou também que a prioridade do abrigo é colocar animais resgatados de maus tratos e aqueles abandonados, em situação de rua, que necessitam de atendimento veterinário (acidentados, por exemplo) ou de alimentação.

Resumidamente, o critério é atender o animal que não conseguirá sobreviver sozinho. Após tratamento, os pets ficarão disponíveis para adoção. Esse serviço começará assim que for concluída a primeira etapa da obra.

A secretária destacou ainda que a construção é realizada com verbas do próprio caixa da prefeitura. O terreno onde está sendo construído faz parte do Horto Florestal de Bauru e poderia ter o abrigo há tempos. No entanto, sem um departamento especializado, a articulação em torno da obra não ocorreu.

CCZ

A estrutura do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) continuará operando com serviços paralelos ao do abrigo.

Conforme comunicado da prefeitura, o CCZ compreende “estruturas físicas e técnicas, vinculadas ao Sistema Único de Saúde, responsáveis pela execução das atividades, ações e estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses [doenças transmitidas de animais para humanos] e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos”.

Isso significa que o CCZ só vai receber animais que ofereçam risco iminente à transmissão de zoonoses, como cães com suspeita de raiva ou leishmaniose, gatos com suspeita de esporotricose, etc. No caso dos animais peçonhentos, o centro atua na captura e controle de escorpiões, aranhas e cobras, comuns na região.

A prefeitura explicou, ainda, que os cães capturados pelo centro passarão por avaliação médica veterinária e ficarão em observação. Só então eles serão encaminhados ao abrigo.

Atualmente, o CCZ tem a capacidade de abrigar 60 gatos e 36 cães. No entanto, conforme Roldão Neto, por ser focado na saúde humana, o centro não tinha priorizava a saúde e o bem-estar animal.

A prefeitura complementa que o abrigo representa um avanço para ambos os setores. “a ampliação e desenvolvimento de novas políticas públicas voltadas para os animais, pois ao haver separação de atribuições, há fortalecimento de ações de combate à zoonoses e na proteção e bem-estar animal”.

Conselho pede anulação de licitação para resgatar animais de grande porte

O Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupda) pediu a anulação do processo licitatório para contratar uma empresa especializada na captura, transporte e guarda de animais de grande porte. Conforme noticiado pelo JC em diversas ocasiões, cavalos e bois disputando espaço nas ruas com veículos se tornou uma cena comum em Bauru.

Thais Viotto, presidente da conselho, afirma que o colegiado não pôde deliberar sobre o tema — o que seria um descumprimento da lei, argumento utilizado para pedir a anulação. Ela conta, ainda, que as entidades que compõem o órgão abriram um Boletim de Ocorrência contra a prefeitura.

“A referida publicação e abertura de licitação se deu ao arrepio da legislação, pois o Comupda não pôde deliberar e discutir a fundo sobre o assunto”, afirma o documento.

A presidente diz que, além de a prefeitura não ter escutado o conselho, o problema reside na impossibilidade de adotar animais doentes ou com problemas crônicos. “Só animais saudáveis podem ser adotados no modelo de licitação adotado. Dessa forma, os doentes são condenados a viver no abrigo ou a eutanásia”, afirma. O incômodo, segundo Thais, vem do Instituto Vida Digna, uma ONG especializada no resgate de animais de grande porte.

A Semma, no entanto, relembra que o conselho foi avisado sobre a licitação. A pasta destaca que o processo foi montado por uma equipe técnica. A prioridade é uma acolhida mais adequada e eficaz dos animais, além de garantir a segurança da população.

Fonte: JCNET

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.