Botucatu reabre ponto de testagem aos finais de semana no Hospital do Bairro e inicia vacinação de crianças a partir dos 6 meses

Botucatu está adotando novas medidas de enfrentamento a Pandemia de Covid-19 devido à nova variante identificada recentemente. Para ampliar a testagem em massa, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, reabrirá a partir deste final de semana, o posto de testagem no Hospital do Bairro.

Além de poder fazer testes e passar por consultas médicas para o diagnóstico de Covid-19 em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8 horas às 16h30, e nos Prontos Atendimentos Noturnos também de segunda a sexta-feira das 18 às 22 horas, a população também terá a disposição um posto de testagem aos finais de semana e feriados das 9 às 17 horas no Hospital do Bairro.

Pessoas com sintomas gripais, como coriza, dor de cabeça, febre, dor de garganta por pelo menos 48 horas, devem se dirigir a uma unidade de saúde a qual está cadastrado ou a mais próxima a seu trabalho para realizar o teste e passar por consulta médica.

Vacinação infantil

Além da ampliação da testagem, a Prefeitura iniciará a partir de segunda-feira, 21 a vacinação de crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades com o imunizante Pfizer-Baby. Será necessário o agendamento prévio e a apresentação de documentos que comprovem a comorbidade da criança.

A vacinação ocorrerá em dois postos: Espaço Saúde das 8 às 16h30 (3811-1602, ramal 1302) ou no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores (3880-1814) das 8 horas às 16h30 e das 18 horas às 21h30.

De acordo com a Norma Técnica emitida pelo Ministério da Saúde, serão consideradas comorbidades para a imunização prioritária: bebês e crianças portadores de cardiopatias, pneumopatias crônicas graves, doenças neurológicas e renais crônicas, imunossuprimidos, portadores de hemoglobinopatias (Anemia Falciforme) e Sindrome de Down.

A Pfizer-Baby tem três doses, sendo que o intervalo entre as doses é de 4 semanas entre a primeira e a segunda e de 8 semanas entre a segunda e a terceira. O esquema vacinal para esta faixa etária só é considerado completo quando as três doses forem administradas. As crianças que estiverem com Covid-19 ou apresentarem sintomas gripais devem aguardar o intervalo de 30 dias após a melhora dos sintomas.

Dose de reforços para idosos

Também seguindo as orientações do Ministério de Saúde, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretária de Saúde, começará a aplicar a terceira dose de reforço (5ª dose) da vacina contra o Coronavírus para pessoas imunossuprimidas e moradores de Instituição de Longa Permanência de Idosos (casas de repouso). O intervalo entre as doses deve ser de, pelo menos, 4 meses.

Para a imunização, é necessário que o idoso apresente o cartão de vacina e procure a unidade de saúde que estiver cadastrado.

 

Orientações à população em geral

A Secretaria de Saúde orienta que a população mantenha o esquema de vacinação completo contra a Covid-19. A Cidade já está imunizando com a segunda dose de reforço (4ª dose) toda a população acima dos 18 anos.

Para se vacinar, basta procurar uma unidade de saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, ou o Posto de Vacinação Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores segunda a sexta-feira, das 18 horas às 21h30.

A Secretaria de Saúde recomenda, principalmente para grupos de risco (idosos e pessoas com comorbidades) que utilizem máscaras em ambientes fechados, higienize as mãos com frequência, evitar locais com grande aglomeração de pessoas e preferir locais ventilados.

Em caso de sintomas gripas por pelo menos 48 horas, procurem uma unidade de saúde para passar por consulta médica e realizar o teste de Covid-19.

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Espaço Saúde

Avenida Santana, 323 – Centro

Telefone: 3811-1602, ramal 1302

Atendimento: das 8 às 16h30

Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores

Rua Doutor Gáspar Ricardo, 181 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3880-1814

Atendimento: das 8 horas às 16h30 e das 18 horas às 21h30.

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.