O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) e a Confraria de Comunicação e Marketing do Ciesp Botucatu, em parceria com o Parque Tecnológico Botucatu, promoveram nesta terça-feira, 17 de outubro, às 19 horas, a palestra “Comunicação B2B e construção de reputação na geração de negócios”.
O evento era voltado para gestores e times comerciais de indústrias, startups, além de empresas que buscam alavancar suas vendas, em especial pelos meios digitais, bem como para entusiastas do tema. A palestra foi ministrada por Danilo Vivan, jornalista formado pela Unesp, com graduação também em Direito e pós-graduação em Finanças (FIA-USP) e Relações Públicas (ECA-USP).
A diretora titular do Ciesp – Regional Botucatu, Patrícia Dias; o diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes e o líder da Confraria de Comunicação e Marketing do Ciesp, Leandro Rocha recepcionaram os inscritos e falaram sobre a importância da iniciativa.
“Os empresários que querem construir uma boa reputação e desejam desenvolver as melhores estratégias de marketing para vender mais, precisam conhecer as melhores práticas. Esse tipo de evento é uma grande oportunidade, principalmente para quem atua no segmento B2B”, avalia Patrícia.
Para o diretor do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes, a construção de reputação para geração de negócios, especialmente no B2B, tem tudo a ver com a vocação do Parque, que apoia diversas startups. “Discutir esse tema aqui no Parque faz todo sentido, pois, para as empresas que estão iniciando sua jornada, a comunicação e o marketing são estratégicos. Não é possível inovar se a empresa não se comunicar bem com seus públicos”, declara.
Já Leandro Rocha, líder da Confraria de Comunicação e Marketing do Ciesp, enfatizou que a ideia de organizar a palestra nasceu de uma demanda regional, já que são poucos os eventos nessas áreas. “O papel da nossa Confraria é acolher as demandas de comunicação das indústrias associadas ao Ciesp e ajudá-las a encontrar os melhores caminhos para avançar. Sendo assim, resolvemos abrir essa discussão sobre comunicação B2B também para outras empresas interessadas e o resultado foi muito positivo. Resultou em discussões de alto nível, que devem se repetir em breve”, comentou o jornalista.
Ao final da palestra, o palestrante convidado, Danilo Vivan, ponderou que as empresas precisam entender a importância de trabalharem a reputação não apenas para gerarem novos negócios, mas também para prevenir possíveis crises. “Além disso, é preciso saber se comunicar com clientes e fornecedores, especialmente pelos meios digitais. Isso faz toda diferença nos dias de hoje. Agradeço imensamente ao Ciesp e ao Parque Tecnológico pelo espaço e apoio, e também aos empresários e empreendedores pelo tempo”, declarou.
Sobre o palestrante
Danilo Vivan possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, tendo atuado como repórter no jornal O Estado de S. Paulo e como Assessor de Imprensa na FEBRABAN e na BRAiN (Brasil Investimentos & Negócios), onde coordenou encontros de jornalistas de Finanças de todo o mundo e o road show BEST, com executivos do mercado financeiro e do governo nos principais centros financeiros mundiais. Foi vencedor do Prêmio Abecip de Jornalismo 2015. Como diretor de conta da Fato Relevante, já atendeu contas como XP, C6 Bank, construtora Kallas e Samarco.