O Núcleo de Atenção aos Transtornos Alimentares na Infância e na Adolescência, da Unesp ( NUATRA) ganhou o apoio público do vereador de Botucatu Lelo Pagani. Pagani se comprometeu em contribuir para a excelência do acolhimento, tratamento e acompanhamento de usuários e familiares do NUATRA.
O NUATRA está inserido na Rede de Atenção Primária à Saúde de Botucatu, em conformidade com a portaria que rege as Unidades Básicas de Saúde, ao nível secundário de atenção à saúde, ligado diretamente à Secretaria Municipal da Saúde de Botucatu. O Núcleo é um ambulatório localizado no Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), que atende crianças e adolescentes portadores de transtornos alimentares, entre eles, anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno da compulsão, principalmente.
Esses transtornos são doenças psiquiátricas que causam grande sofrimento tanto para o paciente quanto para os familiares e, muitas vezes, se não identificados e tratados podem levar à morte.
A equipe de profissionais do NUATRA é composta por nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, pediatras, psicopedagogos e enfermeiros a qual busca oferecer por meio de multi e interprofissionalidade, importante contribuição na assistência a pacientes portadores destes transtornos.
De acordo com a professora Luiza Dias, coordenadora do NUATRA, este apoio é de fundamental importância a este tipo de assistência, pioneira em Botucatu e região. “Vai possibilitar a formação de profissionais, alunos de graduação e pós-graduação da área de saúde mental, interessados no campo dos transtornos alimentares”, destaca.