Botucatu registra recorde no crescimento do turismo

A cidade de Botucatu registrou quase o dobro de turistas em 2022 em comparação ao ano de 2021. Os dados são do Observatório do Turismo de Botucatu.

De acordo com o levantamento, o segmento de hospedagem registrou um crescimento de 97% de 2021 para 2022, e 63% comparando com 2019, ano em que Botucatu havia registrado maior crescimento do setor.

A pesquisa de demanda turística detectou que os atuais turistas que visitam Botucatu gastam, em média, R$117,41 por dia, e a permanência gira em torno de 3 dias no município. Outro dado, é que o aumento na visitação resultou em um crescimento de 150% na arrecadação de Impostos Sobre Serviço.

Para a secretária Roberta Sogayar, os dados mostram que as ações promovidas pelo setor público para fomento do turismo, aliado aos investimentos privados, estão evidenciando o potencial da atividade turística como uma atividade econômica estratégica.

“O aumento da permanência média é muito importante porque quanto mais o turista permanece, mais ele consome no município, ativando os serviços de alimentação, entretenimento, artes e artesanato, hospedagem, entre outros”.

Ações – Botucatu está se estruturando para crescer de forma sustentável no Turismo, por isso desenvolveu um plano de marketing e promove políticas de ativação de pontos turísticos, como o Musitur – que é a realização de apresentações musicais semanais, e o Vem Passarinhar – estimulando a observação de aves no município. Botucatu também sedia uma série de eventos de turismo e esporte de aventura, encontros científicos, e de negócios, além da vasta programação cultural permanente.

Roberta destaca que os próximos passos são em direção a qualificar o tipo de turista que frequenta a cidade, aumentar o gasto diário e criar experiências que promovam o aumento da estadia na cidade. “É importante que o setor de serviços também se prepare para o turismo. Isso significa estar apto a receber os turistas todos os dias, de segunda a segunda, com atendimento de qualidade, além de oferecer informações sobre a cidade”, completa.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.