Últimas Notícias

Botucatu tem índice de testagem contra Covid-19 maior do que Estado de SP e Brasil

Colocada como premissa no combate ao coronavírus em Botucatu desde o início da pandemia em março de 2020, a testagem em massa da população botucatuense tem números relevantes.

Botucatu já ultrapassou os 90 mil testes para Covid-19 realizados, considerando o RT-PCR (padrão ouro), o de pool de saliva e os testes sorológicos (teste rápido).

Considerando apenas os RT-PCR, que possuem maior acurácia (aproximadamente 90%), Botucatu já realizou aproximadamente 64 mil testes, o equivalente a 436,8 testes a cada mil habitantes. Índice este duas vezes superior ao do Estado de São Paulo e quatro vezes maior que o do Brasil.

“Em Botucatu, desde o início da pandemia, procuramos testar todas as pessoas que citam apresentar qualquer sintoma de Covid. Isso agiliza o diagnóstico e o início do tratamento, aumentando as chances dos infectados não evoluírem para casos mais graves. É muito importante que a população, ao início de qualquer suspeita, já faça contato com a Central Coronavírus para agendamento desse teste”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

Com 44,4 milhões de habitantes, o estado paulista tem média de 198 testes PCR a cada mil habitantes. Segundo levantamento do Governo Estadual divulgado pelo Sistema de Monitoramento Inteligente, o total de testes PCR realizados é de 8.793.337.

A média nacional também está bem abaixo do índice de Botucatu. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil fez, em média, 105 testes do tipo RT-PCR para detectar a Covid-19 a cada mil habitantes.

“Quanto mais ampla a testagem, mais pessoas são diagnosticadas, mesmo com sintomas leves ou sem sintomas, sendo isoladas e monitoradas, o que reduz a transmissão e permite o encaminhamento para atendimento de casos mais graves com mais brevidade. Medida que com certeza já salvou e vai continuar salvando vidas em nossa Cidade”, finalizou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

Outros números

Botucatu é o município com o segundo menor índice de letalidade no Estado de São Paulo entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, 1,60%.

São 10.706 casos confirmados de Covid-19 na Cidade, com 171 óbitos.
Quando o assunto é mortalidade, o município tem o quinto menor índice do Estado entre as cidades maiores de 100 habitantes, 117 mortes a cada 100 mil habitantes.

Se comparado aos índices nacionais e do Estado, Botucatu possui índice de letalidade 35% menor que o de São Paulo e 30% menor que o do Brasil.
Quanto a mortalidade, o índice botucatuense é 49% menor que o do Estado de São Paulo e 39% menor que o do país.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

GEPOM apreende frascos de perfume de vendedores ambulantes em Botucatu

Na tarde de ontem, (06) a Equipe GEPOM da Guarda Civil Municipal em apoio a Fiscalização de Renda do Município ...