Câmara investiga o Vereador Abelardo (REPUBLICANOS) por quebra de decoro parlamentar; Vereador Cula (MDB) fica fora de apuração, até o momento

Na sessão da noite de segunda-feira, 2 de junho, a Câmara Municipal de Botucatu aprovou a abertura de uma investigação contra o vereador Abelardo da Costa Neto (Republicanos) por possível quebra de decoro parlamentar. A decisão foi motivada por denúncias de que o parlamentar teria utilizado termos ofensivos ao criticar a secretária adjunta de Turismo, Érica Cardoso, questionando sua competência e remuneração.

Além disso, Abelardo teria acusado um morador do bairro Rio Bonito de administrar uma página que apoiava a ocupação de terrenos por sem-teto e de ter proferido ofensas contra ele.

Em contrapartida, a Câmara não instaurou procedimento semelhante contra o presidente da Casa, vereador Cula (MDB), que se envolveu em uma polêmica ao mandar uma manifestante “calar a boca” durante uma sessão. Apesar da repercussão negativa, Cula se desculpou publicamente nas redes sociais da Câmara, e nenhum pedido formal de investigação foi apresentado.

A Comissão de Ética da Câmara é responsável por avaliar casos de conduta parlamentar inadequada, podendo aplicar desde advertências até a cassação do mandato.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.