Últimas Notícias

Chatice

Fui procurar no dicionário o significado da palavra chato, para ver que havia algo diferente daquilo que a gente sabe. Não há. É aquilo mesmo: ‘ Indivíduo de companhia ou convivência desagradável, inconveniente, desinteressante, não só pela obviedade e previsibilidade, com também pela falta de conteúdo de suas afirmações. Estorvo. Aquele que causa incômodo ou tédio.’

É isso mesmo. O mundo atual está uma chatice danada. Está causando tédio. E não que seja algo ocasional ou de pessoas de pouca cultura. Não. Há muita gente de status chata pra dedéu. Caramba! Está insuportável. Acho que nem os chatos estão se aguentando de tanta chatice. Vocês viram a definição do dicionário? Obviedade e previsibilidade. Querem coisa mais chata do que isso? Você vai assistir a um programa de TV para ver o que há de novo. E o que você vê? O blá-blá-blá de sempre. Aquele que é contra só fala contra. Não consegue ver uma virtude. Aquele que é a favor só fala a favor. Não consegue ver um defeitozinho sequer. Chatice total. Insuportável.

Nessa história chata, todo mundo é maniqueísta. Parece que ninguém se propõe a sair desse quadrado. Ninguém quer ampliar horizontes. Ninguém quer refletir um pouco mais, para ver se existe algo mais. É a santificação de um lado e a demonização do outro. Só que o que é santificado por um lado é demonizado pelo outro e vice-versa. Santos e demônios são os mesmos. Tudo depende de quem está falando ou escrevendo. Pode? Será que não há nada entre o santo e o demônio?

Vejam a questão dos preços dos combustíveis. Os situacionistas tentam justificar a elevação dos preços, isentando de responsabilidade o governo. Os oposicionistas soltam sapos e lagartos sobre o governo, dizendo que ele é o único responsável por essa elevação. E daí? – pergunto eu em minha santa ingenuidade. A situação não sugere uma ação que possa mudar esse estado de coisas. A oposição, além de fel e veneno, não oferece nenhuma solução palpável. Em primeiro lugar, quero saber objetivamente se existe uma solução. Em segundo lugar, quero saber se essa solução é aplicável no Brasil. Em terceiro lugar, quero saber o que deve ser feito para que essa solução seja colocada em prática. Em quarto lugar, quero saber em quanto e por quanto tempo essa redução de preços ocorrerá. Você tem alguma resposta, caro leitor? Mas eu não quero tiros ou flores. Quero dados, caminhos e prazos.

Mas não é só nisso que a chatice do mundo é gritante. Em vários outros aspectos. Tudo é motivo para violência. Tudo é motivo para indignação. Tudo é motivo para uma guerra de gestos e de palavras. Tudo é motivo para transformar em inimigo o amigo. Está cansando.

Nasci numa região em que tudo é motivo para guerra. E lá estão eles procurando motivos e guerreando. Ninguém dorme sossegado. Ninguém acorda sossegado. Ninguém diz bom-dia sossegado. Vim para um país em que as coisas eram resolvidas em paz, no diálogo, na compreensão. Eram. Agora, aprenderam a guerra. Aprenderam o ódio. E gostaram. Infelizmente, gostaram.

BAHIGE FADEL

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Batalha entre brasileiros e estrangeiros agita Super Final do Arena Cross 2021

A Super Final do Arena Cross, neste sábado e domingo (27 e 28/11), promete fortes emoções na pista montada no ...