A Unesp é a segunda melhor universidade brasileira ao lado da UFRGS e da Unicamp, segundo o levantamento publicado no último dia 15 de agosto pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy . As três posições estão na faixa entre a 401ª e 500ª posição. A USP, melhor universidade brasileira no ranking, ficou na faixa entre 101ª e 150ª colocação.
As três primeiras posições do ranking ficaram com universidades norte-americanas: Universidade de Harvard, Universidade de Stanford e Massachusetts Institute of Technology (MIT), respectivamente. Entre as dez primeiras posições, apenas a Universidade de Cambridge (quarta colocada) e a Universidade de Oxford (sexta colocada) não estão localizadas nos Estados Unidos. O ranking completo pode ser visto no site da consultoria .
Um dos precursores das avaliações globais do ensino superior, o Academic Ranking of World Universities (ARWU) foi publicado pela primeira vez em 2003 e tem entre seus indicadores a quantidade de egressos ou pesquisadores da instituição que ganharam prêmios Nobel ou medalhas Fields, honraria entregue a cada quatro anos pela União Internacional de Matemática a Matemática de até 40 anos de idade.
Além dos prêmios, o ranking também considera alguns dados bibliométricos, como o número de pesquisadores presentes na lista de mais relatados publicados pela empresa Clarivate, que atua na análise da produtividade acadêmica, número de artigos publicados nas revistas científicas Nature e Science e artigos indexados na base de dados da Web of Science. Outro indicador também avalia o desempenho per capita da instituição, dividindo os números dos indicadores de cada instituição mencionados acima pelo seu número total de docentes.
Mais informações sobre a metodologia do Shanghai Ranking podem ser obtidas no site da publicação