Onda de calor e tempo seco vão ao menos até a próxima sexta-feira 23/08

A onda de calor e o tempo seco, que fez a cidade de São Paulo registrar no último domingo (18), o dia mais quente do inverno e baixos índices de umidade comparáveis a de um deserto, deverão continuar até a próxima sexta-feira (23).

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura máxima nas tardes dos próximo dias deve variar entre 29°C e 32°C.

O órgão federal emitiu nesta segunda-feira (19) um alerta de perigo praticamente todo o estado de Paulo por causa da onda de calor – quando as temperaturas ficam ao menos 5°C acima da média para o período – válido até quarta-feira (21).

A onda de calor chegou na sexta-feira (16), ao estado elevando as temperaturas para acima dos 30°C e derrubando os níveis de umidade do ar, efeitos de um bloqueio atmosférico aliado a uma massa de ar seco.

Nesta segunda-feira, a Defesa Civil estadual emitiu 16 alertas, via SMS, para risco de incêndio florestal em São Paulo – o órgão registrou fogo em vegetação em ao menos cinco municípios.

A umidade relativa do ar medida pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo, caiu para 13,5% na tarde desta segunda na região central da capital paulista.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o nível ideal para o organismo humano é de ao menos 60%. A umidade do ar a 10%, por exemplo, é um nível compatível ao do deserto do Saara.

Nesta terça, informa o CGE, o predomínio de sol mantém a temperatura elevada, com máxima prevista de 30°C. Entre o fim da tarde e a noite, entretanto, a entrada da brisa marítima pode aliviar o calor e elevar os percentuais de umidade.

Da onda de calor para a de frio. De acordo com a Climatempo, a partir da próxima quinta-feira (22), uma frente fria de característica continental, associada a um ciclone extratropical no mar, vai avançar sobre o país.

Assim, a partir do fim de semana, há a chance de a temperatura ficar cerca de 3° abaixo da média na cidade de São Paulo. Essa onda de frio também poderá provocar chuva e colocar fim aos baixos índices de umidade do ar.

 

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.