Ciesp Botucatu comemora 73 anos com painel para reflexão sobre os impactos da inovação e tecnologia na indústria

Na noite da última quinta-feira, 15, o Ciesp– Regional Botucatu realizou sua comemoração de 73 anos com o Painel “Cenários da Indústria na região em tempos de inovação e transformação digital”. O evento teve como sede o Parque Tecnológico Botucatu e recebeu autoridades de diversos municípios da região, lideranças das indústrias e empreendedores.

Na mesa de convidados que debateram os temas propostos pelo painel, estiveram Patrícia Dias, diretora do Ciesp Botucatu; Mário Pardini, prefeito de Botucatu; Paulo Cadorin, diretor administrativo da Irizar Brasil; Mouana Sioufi, gerente de relações institucionais da Bracell; e João Gabriel, diretor de planejamento da Santa Massa Alimentos.

O painel foi composto por quatro blocos, que discutiram “Inovação e tecnologia na indústria”, “Parcerias público-privadas na indústria”, “Educação e qualificação profissional na indústria” e “Desafios regulatórios e legislativos da indústria”.

A diretora titular do Ciesp Botucatu, Patrícia Dias, comemorou a realização do evento, mencionando a importância da união entre os entes da indústria.

“Foi uma noite produtiva, que nos mostrou a necessidade de termos representatividade. Não dá mais para trabalhar de forma isolada e o papel do Ciesp é esse, de estar perto dos empresários, e representar os interesses do setor em Botucatu e toda a região. Agradeço aos nossos associados, que fazem da nossa regional uma das mais produtivas do Estado de São Paulo”, afirmou Patrícia.

João Gabriel, executivo da Santa Massa Alimentos, reforçou a importância das estratégias disponibilizadas pelo CIESP, também para as empresas que buscam solidificação no mercado.

“O papel que o CIESP ocupa é importante especialmente para as empresas em crescimento. Elas precisam de apoio e nada melhor do que ter apoio de quem é referência em disponibilizar treinamento, materiais, expertise que contribuem para o crescimento estruturado dos negócios”, afirmou João Gabriel.

“A parceria é bem vinda sempre. É uma porta que a gente abre para fomentar e acelerar o crescimento de uma região. E isso deve partir das empresas também, contribuindo para o desenvolvimento de todos”, finalizou João Gabriel.

Paulo Cadorin exemplificou uma das lutas que o Ciesp trava e deve continuar lutando neste ano em apoio às indústrias.

“O apoio do Ciesp na desoneração da folha é fundamental. É uma preocupação que atinge grande parte dos empresários e o Ciesp tem seu papel de apoio às empresas neste sentido”, citou o diretor administrativo da encarroçadora de ônibus rodoviários, Irizar Brasil.

Parcerias público-privadas

O tema das parcerias público-privadas também ganhou destaque durante o painel. Mouana Sioufi, contou sobre o que a Bracell tem feito na qualificação da mão de obra.

“A parceria público-privada é uma prática importante. Seja visando melhorias na infraestrutura, seja para a construção de unidades de educação, é algo fundamental. Estamos fechando uma parceria com o Senai para levar qualificação profissional para 22 cidades. Essa demanda vem do município e nós, olhando para isso, não podemos deixar os jovens alheios. Vamos continuar conversando com prefeitos e secretários para alavancar esse projeto”, relatou a gerente de relações institucionais da Bracell.

Pelo lado do Poder Público, o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, recordou sobre o projeto Emprega Jovem, uma parceria da Prefeitura de Botucatu com o Ciesp e Senai, que subsidiará a capacitação profissional para jovens formados em escolas públicas.

“O homem público tem que ser obstinado em gerar postos de trabalho. O Emprega Jovem vai transformar essa relação do jovem com a indústria. Estamos dando oportunidade aos que são formados em escola pública, subsidiando o estudo desse jovem e, paralelamente, criando um pacto com as indústrias da Cidade para que absorvam essa mão de obra qualificada”, disse Pardini.

A importância das parcerias também é consenso entre os vereadores presentes. Alessandra Lucchesi, Erika Liao, Sargento Laudo, Silvio dos Santos e Marcelo Sleiman opinaram unânimes sobre a temática.

“As parcerias com o sistema S fazem de Botucatu um diferencial no estado de São Paulo. Nosso futuro é promissor e acreditamos que estamos no caminho certo. Como vereadores, apoiamos as parcerias público-privadas que promovam o desenvolvimento econômico às empresas e aos trabalhadores”, finalizou Sleiman.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.