Últimas Notícias

Como definir meus planos para 2020

Estamos chegando ao final de mais um ano, e agora, é inevitável pararmos para pensar nos nossos planos para o ano de 2020, as metas que conquistamos durante o ano de 2019 e as metas que ficaram pendentes para o próximo ano.

Mesmo em uma época de ”descanso”, em que nossa mente pede um descanso para recarregar as energias em meio a festas e comemorações, abraços entre familiares e amigos mais próximos, nós nos pegamos pensando em uma leve retrospectiva do que foi o ano todo para nós e o quanto ele passou rápido e o quanto desejamos que ”2020 seja melhor do que o ano que se passou”.

Muitas lutas, decepções, alegrias, realizações, conquistas e novos rumos iniciados em nossos sonhos e projetos, fato é, que se não ”mudarmos” nossos atos e nossa forma de pensar sobre alguns pontos principais das coisas que nos cercam, não teremos ”um ano novo e uma vida nova”.

Então, é importante refletirmos que, além de ”novas atitudes”, precisamos rever nossa ”forma de pensar” para planejar um novo futuro e uma nova história e sim, sempre é possível recomeçar e sempre é possível mudar, independentemente das circunstâncias que nos cercam.

E para isso, vamos entender um pouco melhor sobre ”o que está nas nossas mãos” e ”o que está nas mãos de Deus” mudar, fazer, realizar, se conformar, aceitar, pedir, receber e agradecer.

1 – CONTROLE DO TEMPO

”Quem de nós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar algum tempo à jornada de sua vida? (Mt 6:27), considerando que nós não podemos fazer nada em relação as pequenas coisas da vida, porque nos preocuparemos com todas as outras? (Lc 12:26)”.

2 – DIREÇÃO DE NOSSOS SONHOS E PASSOS

”Em sua alma, o homem planeja caminhos, mas Deus é quem determina seus passos” (Pv 16:9).

Então, é preciso entender a diferença entre ”pedir, aceitar ou buscar novos planos e projetos tendo fé para que eles aconteçam, e crendo, montar um planejamento, agir, melhorar sua performance e resultados” e ”determinar um futuro sem a permissão ou vontade de Deus nas nossas vidas”.

3 – PEDIR OU ACEITAR NOVOS SONHOS PARA 2020

”Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu” (Jo 3:27) e ”É Deus quem coloca em nós o querer e o realizar, segundo a sua boa vontade” (Fp 2:13)”.

Aqui vemos que Deus é soberano e é Ele que coloca em nossos corações alguns planos, ministérios, metas, desejos e sonhos, e cabe a nós, pedirmos para conquistá-los, e aí é que entra a nossa ”fé e obras”.

4 – ACREDITE 100% E NÃO DUVIDE PARA QUE VOCÊ CONSIGA E RECEBA!

”Fé sem obras é morta”, ou seja, se você tem no seu coração sonhos e desejos como: ter um novo trabalho, nova profissão, construir uma família, ter um bom relacionamento com as pessoas mais próximas, conhecer lugares incríveis no mundo, mudança de carreira, morar perto dos familiares, fazer a diferença na vida das pessoas, etc), você precisa ter 2 coisas importantes: Fé e obras.

FÉ, é a certeza de que havemos de receber o que esperamos e a prova daquilo que não vemos” (Hb 11:1). Ou seja, você ter fé é você acreditar que Deus fará milagres acontecerem na sua vida nesse ano que se iniciará em breve, em 2020 mesmo que tudo mostre o contrário, e mesmo que você não se sinta capaz de realizar as coisas que estão à sua frente.

”Se podes? Tudo é possível ao que crê” (Mc 9:23)

E agora, trazendo informações de Psicologia Positiva, que é o estudo da alta performance no trabalho, você precisa ”acreditar” para começar a agir e desenvolver novas habilidades para depois, colocá-las em prática, através de suas ações ou ”obras”, e assim, tornar-se ”capaz” de realizar o necessário para ter excelência no trabalho.

OBRAS, é preciso AGIR, além de acreditar. Ou seja, se você acreditar 100%, você não terá dúvidas, se você tem dúvidas é porque não acredita 100% no que está querendo, então, precisamos pedir a Deus que nos dê o que pedimos, mas não podemos duvidar, porque se duvidarmos, não receberemos o que pedimos. ”todavia, peça-a com fé, sem qualquer sombra de dúvidas, pois quem crê com reservas, é semelhante a onda do mar, agitada e levada pelos ventos, não imagine tal pessoa que assim receberá coisa alguma do Senhor, pois é vacilante e inconstante em todos os seus caminhos” (Tg 1:7).

Atendendo tantos empreendedores e executivos nesses últimos anos em sessões de coaching, pude ver a diferença disso em todos os casos. Quando você acredita, você simplesmente ”faz” o que precisa ser feito, mas quando você duvida, você alimenta os ”sabotadores” que são pensamentos de alerta em excesso e que geralmente nos acompanham com as frases ”e se acontecer tal coisa”, ou ”tem razão, mas… ” então é preciso entender que se você ”justifica” as coisas, você está duvidando e não está assumindo o controle da responsabilidade de agir, acreditando 100% de que dará certo.

A diferença entre ”justificar” e ”explicar” é que, você ”justifica” algo para se isentar da responsabilidade de fazer, e ”explicar” é quando você conta o ”por que” de suas ações em determinadas situações, mas a justificativa não o impede de agir, mas é apenas uma explicação do que aconteceu em seu contexto e o que levou você a agir de certa forma em determinados momentos.

Vemos o poder da fé em diversas passagens Bíblicas, como ”Vá em frente, a tua fé te salvou” (Mc 10:52) ou ”se tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, podereis dizer a uma amoreira, arranca-te e transplanta-te ao mar e ela vos obedecerá” (Lc 17:6).

Quando temos fé e simplesmente agirmos, ”não há desgaste emocional”!

Quando duvidamos, lutamos com a gente mesmo para parte de nós agir e parte nos prender, porque temos dúvidas do novo e do que acontecerá se conseguirmos, por isso é preciso identificar, se o que fazemos, nossos sonhos e objetivos, são ”travados e parece que nos arrastamos para conseguir realiza-los” ou se ”simplesmente vamos lá e fazemos o que precisa ser feito”.

5 – PLANEJE OS SONHOS DE FORMA FRACIONADA

”Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem digas palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo”. Pv 4: 23 a 27.

O que você fala, você projeta para que aconteça, então, pense bem nas palavras que mais fala, porque ”a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12:34) e se da nossa boca sai apenas ”reclamações” ou ”mágoas do passado” ou ”pensamentos revoltosos”, não estaremos projetando uma mudança para 2020, mas apenas, reproduzindo ciclos inconscientes de sofrimentos, por insistirmos em reviver ”dores” que aconteceram uma vez no passado e nós ”sofremos” revivendo essa dor muitas e muitas vezes, por longos meses e anos e enquanto não mudarmos nossa mente e forma de pensar, não teremos uma nova vida, e essa decisão é sua! ”Sendo assim, afasta do teu coração o desgosto e a ansiedade e pare de fazer teu corpo sofrer, pois a juventude e o vigor da mocidade, passam muito rápido” (Ec 11:10).

Sim, a decisão de parar de ter pensamentos negativos é sua, e só você pode controlar seus pensamentos e consequentemente, suas ações! Só você e ninguém mais! Não espere que Deus mude sua situação, se você não fizer o que só cabe a você fazer!

O que nos deixa ansiosos, segundo a psicologia positiva, é o acúmulo de preocupações, ações, tarefas e atividades em relação a recursos (tempo, capacidade, experiência, recursos), e para ”equilibrarmos” esse sistema, é preciso ”fracionarmos” o desafio do dia a dia.

Então, planeje seus sonhos e objetivos para 2020, distribuindo cada etapa nas semanas e meses durante o ano. Para facilitar, compre uma agenda e vá colocando as atividades que quer fazer na agenda, assim, você ”aliviará da mente” as preocupações e começará a gerar ”dados e informações” e só assim conseguirá gerenciar sua vida e essas ações, e sim, você pode ”declarar que assumirá as rédeas da sua vida e terá ousadia de fazer as coisas que estão nas suas mãos, desenvolvendo projetos e sonhos pela fé”!

6 – DEFINA META E PRAZO

Nossa mente precisa de ”meta e prazo” o tempo todo. Se não definirmos o prazo em que determinada ação precisará acontecer, ficará solto em nossa mente, e nosso inconsciente, não saberá onde precisa chegar, e aí, ”se não sei para onde vou, qualquer caminho serve”.

Então, imagine se hoje você e eu marcássemos uma reunião, mas, não definíssemos um horário, então, se eu chegar as 5h e você as 10h, iriamos nos desencontrar, e mais ainda, se não houvesse definição da data. É possível perceber isso quando uma visita fala para você ”dou uma passada aí na sua cassa essa semana” ou ”espera do correio por algo muito importante” e se você não sabe o dia e horário, não conseguirá programar outras atividades, porque ficará parcialmente preso a esperar por essa visita, e você usará mais energia e preocupação mental do que o necessário, diferentemente, de ter agendado para o dia e horário certo, assim, você apenas estará gastando a energia necessária para aquele momento (se programando para estar lá no horário definido). Assim é a nossa mente em todas as coisas, e saber disso, facilita muito para conseguirmos planejar as coisas que vamos fazer diariamente, mensalmente e anualmente. Então, se programe e simplifique a vida!

Nós podemos pensar em sonhos que não são bons para nós, e para ”confirmarmos isso” é sempre bom ”colocarmos os mesmos em oração diante de Deus”, sabendo que ”a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável” e se buscamos algo que está contra a vontade dele, a chance de sofrermos, nos decepcionarmos e nos arrependermos é muito maior.

Então, que essas palavras possam gerar uma reflexão em seu coração para que você possa pensar e buscar ”como fará e quais são os sonhos, metas, prazos” que você acredita (fé) e colocará em prática (obras, ações), para que aconteçam.

7 – CONSAGRE SEUS CAMINHOS A DEUS

”Consagra ao Senhor as tuas obras, e os seus planos serão bem sucedidos”. (Pv 16:13)

”Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará” (Sl 37:5).

Além de toda ciência (neurociência, psicologia positiva, planejamento estratégico, gestão empresarial, gestão de projetos, pnl, coaching, etc), Deus é quem comanda nossos passos, e quando entregamos a Ele em oração, apenas ”fechando os olhos e pedindo a Ele diretamente em pensamento com sinceridade de coração”, passamos a experimentar a confiança e a paz de Jesus Cristo que transcende todo entendimento, e confiar é não duvidar, sabendo que Ele fará o melhor para você nesse ano de 2020.

Então, quando pedimos para Deus dirigir nossos passos, Ele nos guiará e nos levará a vivermos algo além do que pedimos ou pensamos e cabe a nós, buscarmos as ferramentas necessárias para fazermos o nosso melhor, e assim, buscarmos excelência no trabalho, equilíbrio e inteligência emocional nas nossas vidas e vivermos da melhor maneira possível de forma consciente, utilizando os nossos recursos, tempo e valorizando e agradecendo cada etapa das nossas vidas.

”O que você planejar, projetará para que aconteça”, então, coloque no papel tudo o que seu coração deseja, coloque diante de Deus para que Ele firme seus passos e assim como vemos a passagem da formiga ”Observe a formiga ó preguiçoso, reflete sobre o trabalho que ela realiza e sê sábio (Pv 6:6), a formiga não tem chefe, e sempre está em movimento, sempre trabalhando, e quando ”não reclamamos do trabalho”, ele torna-se ”leve e prazeroso”, então, precisamos tomar uma decisão, ou passarmos a ”amar o que fazemos” ou ”mudarmos nossos rumos” para não ficarmos descontentes vivendo ”arrastados” pela insatisfação que nos cerca no ambiente em que estamos.

Que Deus ricamente abençoe a você e a sua família e que você possa ter o melhor ano da sua vida em 2020!

Um forte abraço e gratidão pelo carinho de sempre,

 

Sandra RZ Bertotti

Master Executive & Business Coach

www.consultoriocoaching.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Traficante é abordado em alta velocidade pela GCM nas imediações do Aeroporto Municipal

No início da noite de hoje (10) a Equipe GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais) com os agentes Inspetor Leite, ...