Vacinação contra a Covid-19 continua nas unidades de saúde nesta semana

No último sábado, 25, a Secretaria de Saúde de Botucatu realizou uma ação especial para vacinar pessoas acima dos 40 anos com a segunda dose de reforço contra a Covid-19 (4ª dose). Apesar de todas as unidades estarem abertas, poucas pessoas se imunizaram. Foram aplicadas 2.020 doses.

“A vacinação é essencial para manter casos leves da doença e se as pessoas deixam de se vacinar com as doses de reforço, ficam susceptíveis a desenvolverem quadro grave, inclusive com necessidade de internação e risco de óbito. Por isso, todos devem se vacinar neste momento”, destacou Valéria Manduca, Secretária Municipal de Saúde.

A imunização está ocorrendo conforme Nota Técnica da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento de Covid-19 de Botucatu, que recomenda a ação como prevenção ao aumento de casos da doença na Cidade e a incremento a resposta imune da população.

Além desse grupo, a Prefeitura está baixando as faixas etárias que serão imunizadas. Na próxima semana, a partir do dia 04 de julho, será incluído no calendário de vacinação pessoas acima dos 30 anos, e a partir do dia 11 de julho será a vez de incluir pessoas acima dos 18 anos.

 

Podem se imunizar quem tomou a terceira dose da vacina há pelo menos 4 meses. A pessoa deve procurar uma unidade de saúde portando documento de identificação com foto, o cartão de vacina da Covid-19, comprovando que já tomou as 3 doses anteriores.

Pessoas com sintomas gripais ou que tenham contraído Covid-19, devem aguardar 30 dias após os sintomas para se imunizar.

As unidades de saúde de Botucatu funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, e a Sala de Vacina Noturna (no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores), das 18 às 21h30.

 

Outros públicos: A vacina de Covid-19 também está disponível para pessoas acima de 50 anos já podem se imunizar com a segunda dose de reforço (4ª dose); pacientes imunossuprimidos podem se imunizar com a terceira dose de reforço (5ª dose) e crianças a partir dos 12 anos podem tomar a primeira dose de reforço (3ª dose).

Informações:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.