Como lidar com pessoas perversas

Existem diversos tipos de pessoas ao nosso redor, e dentre elas, encontramos as pessoas perversas, principalmente no ambiente corporativo.

Mas, quem são elas? Como identificá-las? e como lidamos com pessoas assim?

Bom, para começarmos a refletir, é preciso saber quem são e o que há de diferente nelas.

Existe um texto na Bíblia que diz: ”Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mau” Hb 5: 14 e ”Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido. porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais”. 1 Co 3:2.

Primeiramente, não é fácil identificar uma pessoa perversa, pois ela é perspicaz e enlaça as pessoas de forma sutil, armando ciladas e situações para manipular as pessoas ao seu redor. Para aqueles que buscam discernimento espiritual, com o tempo, as escamas dos olhos vão se rompendo e você passa a ver coisas de forma mais clara, que sempre estavam ali, mas que antes, você talvez não tivesse estrutura para identificá-las, e conforme você é fortalecido pelas dificuldades e provações, você vai tendo uma estrutura interna maior para compreender sistemas e comportamentos de forma mais profunda e intensa. Então, isso é um processo, mas vamos aos fatos e detalhes que facilitam essa percepção.

É fácil identificar o bem, pois isso sempre nos salta aos olhos, mas nem sempre é fácil identificar o mau, quando o mau parece o bem. Ou seja, quando nós compreendemos o que é um desvio de caráter, podemos entender que muitas atitudes boas, podem ser ou não virtuosas, dependendo do momento em que são feitas e da intenção da qual ela foi planejada. Por exemplo, se você der uma cesta básica para alguém por amor, para ajudar, é algo virtuoso, mas se a sua intenção é fazer isso para em breve se candidatar a um cargo político, talvez não seja tão virtuoso assim, mas tenha uma intenção manipulativa por trás. Dessa forma, identificamos o mau, não apenas pelas ações, mas pela intenção que está vinculada à ela. Pessoas perversas, não possuem boas intenções quando fazem coisas boas, mas tem objetivos bem definidos em suas mentes. Então, nesse caso, é preciso vigiar, para que você não caia em laços que por aceitar um favor ou uma ajuda determinada, acabe criando uma dívida que parece eterna, de favores eternos com aquela pessoa, pois como uma característica muito presente em pessoas perversas, é gerar a culpa em você por uma responsabilidade que nem é sua. Esse é outra característica de pessoas perversas, elas não fazem algo por amor de forma desprendida, mas fazem algo por obrigação e cobram tudo de você de forma obrigatória também. E nesse caso, outra característica comum, é oferecer determinadas coisas que você nem quer ou precisa, e de forma que você se sente constrangido de não aceitar, mas ao mesmo tempo, faz com que você se sinta em dívida com essa pessoa, e quando você não faz ou não é exatamente como a pessoa definiu na sua projeção interna, ela fala claramente que você é uma pessoa ingrata por não retribuir tudo o que ela fez por você.

Outra característica, é a dissonância cognitiva. Ou seja, a falta de congruência entre os pensamentos e atitudes. Por exemplo, a pessoa trata você bem, mas longe de você, denigre sua imagem, ou faz algo sofrendo danos, por negar sua ajuda, mas para as outras pessoas, diz que você não se importou ou ajudou e por isso, ela teve que fazer tudo sozinha.

Então, se você se percebe confuso ou confusa perto de pessoas assim, das quais você percebe que as palavras, atitudes e a linguagem corporal são incongruentes, dando a sensação de confusão mental e até a sensação de que você nem sabe mais que pensar, você pode estar perto de alguém assim.

Outra característica muito comum, é a difamação. Segundo Jung, nós temos a persona, que é a forma que nós nos apresentamos para o mundo, como uma máscara social funcional, que é o que colocamos de forma externa, e a nossa sombra, que está no nosso interior, sendo nossa forma interna ou as coisas das quais não expomos para as pessoas, e nem sempre temos consciência delas. Quando estamos diante de uma pessoa que incomoda nossas ”sombras”, ou seja, nossos sentimentos, definições e intenções internas, nós temos a tendência de ficarmos ”irritados” com essa pessoa, com a tendência de rejeição ou crítica, definindo julgamentos que muitas vezes não são da pessoa, mas vem de nós mesmos, do nosso interno do qual rejeitamos em nós, e geralmente por ser inconsciente, é algo que só percebemos se prestarmos a atenção em nós, nos questionando, em relação aos motivos dos quais sentimos isso ou aquilo.

Mas, quem são realmente essas pessoas? Em Jeremias 5: 26 nós lemos: ”Porque entre meu povo se acham perversos; cada um anda espiando, como espreitam os passarinheiros; como eles, dispõe armadilhas e prendem os homens”. Então, outra característica de pessoas perversas, é que eles não vivem a vida deles de forma normal, respeitando os limites dos outros e interagindo de forma saudável, mas invadem o espaço dos outros, principalmente, avaliando e analisando as pessoas para procurar formas de manipulá-las. Então, são pessoas argilosas que conseguem distorcer situações e fazer parecer que você quando percebe, está na verdade perdendo sua sanidade ou saúde mental. E assim, criam laços para que as pessoas façam o que eles querem, e não o que elas querem ou decidem fazer. E se as pessoas negam ou dizem não para elas, elas sofrem retaliações ou injúrias, como se merecessem ser castigadas simplesmente por não seguirem suas ordens ou comandos. Então, nesse momento, você passa a conhecer o caráter e a índole de alguém que você nem sabia que existia. Então, muitas vezes, você pode entrar em laços sem ao menos saber como você foi parar ali, e ouvir de outras pessoas, definições sobre você de algo projetado e que não faz parte da sua realidade. Por isso, as pessoas perversas são tão perigosas, pois podem destruir a vida de alguém e não considerar que suas palavras e ações refletem na vida de alguém.

Então, outra característica é que pessoas perversas não se importam com quem você é, e o quanto elas podem prejudicar você, mas eles olham as pessoas, limitando suas identidades em padrões que eles definem, sem darem chance de você provar que estão equivocados.

Outra característica, lemos em Isaías 5:20 ”Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo”. Ou seja, pessoas que pervertem o direito do justo, são aquelas que fazem o mal parecer bom e o bom, mal. Então, é o ”tapa na cara, justificado ser por amor” ou o ”abuso de situações, sendo para o seu crescimento” ou o ”imagina, não falei isso”, quando você cobra o que foi anteriormente acordado, no famoso Gaslighting, que podem levar você a quase enlouquecer, por não ter quem acredite em você, diante de um contexto supostamente bom. Então, pessoas perversas são pessoas maldosas, que pervertem o sentido das coisas, ampliando um detalhe como se fosse algo insustentável, ou distorcendo verdades ao seu favor.

Outra característica é a falta de arrependimento. Pessoas perversas nunca reconhecem suas falhas. Elas não acham que precisam de mudança, porque acham que são seres perfeitos e que estão sempre com a razão, independentemente do que for. É como se elas fossem ”um deus” julgando os demais, e se você os confrontar, despertará uma fúria que causará sua destruição.

Outra característica, é que eles pensam que todos são assim, ou seja, muitas vezes eles agem contra você, por acharem que você faria o mesmo com eles. Então, em um conflito do qual ambos expõe suas opiniões, ao invés de cada um compreender, respeitar e continuar a vida normalmente, até com um afastamento natural; eles fazem questão de entrarem com a difamação sobre você, expondo situações de forma distorcida, focados na força e poder de delimitar um espaço, e mostrando que eles são mais poderosos que você, sem saber que você nem entraria em tal brigas ou discussões por não fazer sentido e serem desnecessárias.

Pessoas tóxicas são ”estáveis”, mas, desestabilizam as outras pessoas, trazendo toxicidade para as pessoas das quais elas convivem, e quando passamos a compreender isso, é mais fácil de observar esse tipo de comportamento.

O desvio de caráter, não é um erro ou outro comedido por pessoas boas e normais, pois todos nós erramos, muitas vezes buscando sempre acertar. Mas, a diferença é que o desvio de caráter é a conduta errada como um hábito que sempre se repete, de forma consciente ou inconscientemente.

Relembrando do mundo corporativo, e dos atendimentos de executivos em sessões de coaching que realizo ao longo dos anos, podemos ver que a maioria das pessoas são pessoas boas, e que buscam se desenvolver, crescer e construir uma vida plena, buscando oportunidades, com respeito e comprometimento com os demais. Mas, algumas poucas pessoas perversas, criam um ambiente ao seu redor, fazendo com que todos se posicionem ”pisando em ovos”, e que jamais os colocarão à prova, por medo de retaliações, pois elas viriam de forma intensa e cruel. Então, como agir diante de pessoas assim, que podem destruir você, simplesmente por você ser diferente delas?

A melhor forma é se afastar, buscando outros rumos ou um recomeço em um ambiente que gere paz e harmonia. Mas se isso não for possível, é preciso aplicar a ”Técnica de Pedra Cinza”, muito conhecida no meio da psicologia. Ou seja, diante de um jardim com diversas pedras coloridas, seja a pedra cinza, aquela que não tem graça nenhuma e que não chama a atenção. Pois pessoas perversas, agem de acordo com as ”suas emoções”, sejam boas ou ruins. Ou seja, se você ”estiver muito feliz” ou ”se demonstrar muito abalado” como reação aos confrontos feitos pelo perverso, ele fará mais ainda, de forma consciente ou inconsciente. E no início, até você não reagir, as provocações aumentarão, até que chegará um momento, em que você não terá mais graça, e o perverso, escolherá outra pessoa para ”desestabilizar”. Compreendendo esse sistema é uma forma de ser neutro e não sofrer com pessoas assim no ambiente corporativo e no seu dia a dia.

Mas, em último caso, se você se sentir muito prejudicado, nunca abaixe a cabeça, mas enfrente mantendo o olhar firme e demonstrando que ”se ele começar uma briga, você também saberá brigar”, e que ambos sairão perdendo. Para isso, é preciso treino e compreensão de todo funcionamento desse sistema.

Existe uma escala de Narcisismo de 0 a 10, e é preciso compreender onde você está nela:

Todos nós temos alguns traços narcisistas, no padrão normal de 5 e 6. Ou seja, você busca coisas para si mesmo, mas também respeita os outros, sem prejudicá-los, ou seja, busca suas próprias conquistas e não quer ”arrancar nada” das mãos dos outros, mas interage e constrói as coisas de forma constante e construtiva.

Alguns podem estar na escala de 3 e 4, sendo codependentes emocionais, ou seja, se culpam por tudo o que acontece ao seu redor, tem dificuldade de ”falar não” para as outras pessoas, e geralmente ”querem salvar o mundo” ou melhorar a vida das pessoas ao seu redor, e acabam fazendo mais pelas pessoas do que para si mesmos. Ou seja, amam mais aos outros do que a si mesmos. E dependem da felicidade e bem-estar dos outros, para buscar sua própria felicidade ou a felicidade dos outros.

E existem os narcisistas que podem melhorar, na escala de 7, com autoconsciência e percepção de que podem mudar seus comportamentos por compreender o impacto de tudo isso na vida dele e das pessoas ao seu redor.

E as pessoas na escala 8, 9 e 10, que são narcisistas patológicos, que se amam acima de tudo e todos, não conseguindo ver os outros como eles são, mas apenas como projeções de suas próprias percepções, e não da realidade em si. Elas não mudam, por não acharem que precisem mudar, e assim, se amam mais do que aos outros.

Como Jesus nos ensinou, descrito em Mateus 22:39 ”Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”, vemos que o equilíbrio é tudo! Ter temperança ou autocontrole, é um dos frutos do Espírito Santo, que pode ser desenvolvido em nós, conforme buscamos crescimento espiritual em nossas vidas.

Pessoas codependentes emocionais, são normalmente ”um ima” para pessoas que estão na escala 8 para cima, ou seja, normalmente são vítimas ou são abusadas por pessoas mais fortes e manipuladoras, e acabam se sentindo culpadas por ”aparentemente terem inimigos que não querem ter”, pois buscam a paz com todos ao seu redor. Então, é preciso se posicionar para estar no centro da escala, amando aos outros como a si mesmo.

Esse assunto é muito difícil de ser dito, então, compreenda que essas palavras foram elaboradas para trazer conhecimento e ao mesmo tempo, ampliar sua percepção sobre as situações das quais você pode enfrentar no dia a dia, e caso você esteja enfrentando algo assim, busque terapia, que poderá validar seu contexto e elaborar direcionamentos específicos em sua vida.

E para finalizar, a melhor forma de você identificar se está ou não perto de alguém assim, é a forma com que você se sente perto dessa pessoa. Se você sente que sempre ”pisa em ovos” e tem que cuidar com as palavras, ou se sente mal, com a sensação de querer sair de perto e nem sempre compreender o por que, indica que a sua ”intuição” já está em alerta, e isso se dá porque o seu inconsciente já detectou coisas que o seu racional, lado consciente ainda não soube identificar.

Espero que esse texto possa trazer uma maior clareza sobre o assunto!

Gratidão e que Deus traga sempre discernimento e proteção em sua vida!

 

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.