Concurso Público Nacional Unificado abre inscrições nesta sexta (19)

Foram abertas nesta sexta-feira (19) as inscrições para a primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”. Os interessados podem se inscrever até o dia 9 de fevereiro. Estão em jogo 6.640 vagas em 24 órgãos públicos federais e ministérios.

Os cadastros para a prova são realizados exclusivamente pela internet, no site oficial do concurso. É preciso estar registrado no sistema gov.br. Se ainda não tem uma conta no sistema, clique aqui para saber como se criar a sua.

A taxa de inscrição é de R$ 60, para os cargos de nível médio, ou R$ 90, no caso dos cargos de nível superior. Pessoas inscritas no Cadastro Único terão isenção, assim como doadores de medula óssea, bolsistas ou ex-bolsistas do ProUni e estudantes que tiveram o ensino superior financiado pelo FIES. Mas atenção: o prazo para pedir isenção é de apenas uma semana e termina no próximo dia 26.

Todos os candidatos inscritos na primeira edição do “Enem dos Concursos” vão fazer as provas no mesmo dia: 5 de maio. Para todos os cargos haverá duas partes do teste, uma de manhã e outra à tarde, ambas no mesmo dia.

As provas serão aplicadas em 220 cidades espalhadas por todos os estados do país. A lista completa de cidades está disponível nos editais de cada um dos oito blocos temáticos do concurso. Para acessar os editais, clique aqui.

Cada candidato poderá concorrer a todos os cargos dentro de um bloco temático. As pessoas inscritas deverão escolher o bloco e os cargos para os quais seu perfil é adequado. Além disso, deverão ordenar preferência entre os cargos e entre as diferentes especialidades. A aprovação se dará de acordo com a preferência informada, caso a nota seja suficiente para alocação em mais de um cargo.

Os candidatos aprovados nesta primeira edição do “Enem dos Concursos” começarão a ser convocados para ocupar os cargos em agosto deste ano, segundo previsão do cronograma oficial.

Fonte: www.brasildefato.com.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.