Congresso aprova Reforma dos Ministérios do Lula

Mais uma noite de work hard, play hard para o deputados. Depois de muita articulação do governo, a Câmara aprovou a reestruturação dos ministérios do Lula no final do dia de ontem, aos 45’ do segundo tempo.

Entendendo… Em janeiro, o presidente Lula assinou uma Medida Provisória que mudou a estrutura dos ministérios, permitindo que o aumento do número de pastas.

  • Como o próprio nome diz, a decisão tinha prazo de validade — que era justamente ontem. Bom, os deputados resolveram esse problema.

Por que isso importa? Se o texto não fosse aprovado, Lula teria, nada mais nada menos, que reduzir a quantidade de ministérios de 37 para 23 — que era o número durante o governo Bolsonaro.

Na prática, isso causaria um grande desgaste político com atuais ministros e seus respectivos partidos. Tanto que o governo liberou R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares na terça.

Mas a aprovação não foi tão simples… ☝️

Apesar do placar ter anotado certa folga (337 a 125), os bastidores para a aprovação da pauta foram bem complexos.Inclusive, a própria votação no limite do prazo foi uma sinalização do incômodo de deputados com o governo.

Olhando para frente, a pauta segue para votação no Senado ainda hoje, que, se passar, confirmaria uma vitória — mesmo que difícil — do governo no Congresso, depois de uma sequência de derrotas significativas.

 

Fonte: The News

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.