Dicas para o confinamento e saúde mental dos idosos em tempos de coronavírus

Com os idosos considerados como grupo de risco pelos especialistas e órgãos de saúde, já que *15% dos casos precisam de internação, e ainda quando há comorbidades – asma, diabetes, hipertensão, doenças do coração, pulmão e rins, doenças neurológicas, em tratamento para câncer, portadores de imunossupressão, entre outras -, a atenção deve ser redobrada e o isolamento social é necessário.

É fato que o confinamento protege da Covid-19, mas pode afetar também a saúde mental e gerar instabilidade emocional. De acordo com Edmée de Campos Rodrigues, docente do curso Cuidador de Idosos do Senac Botucatu, a melhor alternativa para a situação é dar instruções sobre a importância do isolamento social com atenção e carinho, reforçando que a nova rotina pode se estender. O modo como à explicação é dada pode fazer a diferença na assimilação.

“Os hábitos da maioria dos idosos é ir a estabelecimentos próximos de sua residência, como a padaria, o mercado e a farmácia. Nesses locais, eles têm as próprias redes de convívio e conversas diárias, criando momentos de proximidade”, exemplifica a docente.

O contexto atual interrompeu a rotina, fazendo com que a população idosa redimensione a noção do tempo. E é no vácuo de inatividade que podem surgir quadros de depressão e ansiedade. Confira três dicas da docente Edmée para preservar também a saúde mental da terceira idade:

 

  • Tenha uma conversa sincera e de igual para igual: a conscientização pode ser feita a partir de troca de informações entre ambos. O cuidador pode perguntar ao idoso quais os conhecimentos dele sobre a doença e suas consequências.
  • Evite infantilizar o idoso: o principal cuidado tem que ser o modo de transmitir a mensagem. Evite mensagens como “eu já falei que não pode sair” e “porque não”, normalmente utilizadas com crianças, pois o efeito acaba sendo negativo. “O idoso pode começar a questionar o motivo de outra pessoa da casa ter permissão para ir a locais de comércio essencial, como mercado, e ele não. Nesse caso, explique a situação e os motivos com muita clareza, reforçando os protocolos exigidos de proteção.
  • Crie projetos para ele desenvolver: é importante trazer alguma atividade que ocupe a rotina deles. Projetos com processos que tenham começo, meio e fim são ótimos para desenvolverem as habilidades que estão acostumados a fazer, como corte e costura, marcenaria ou ações ligadas à gastronomia. Outra possibilidade é organizar, junto com o idoso, registros ligados à memória autobiográfica deles e da família.

 

*Fonte:https://sbgg.org.br/posicionamento-sobre-covid-19-sociedade-brasileira-de-geriatria-e-gerontologia-sbgg-atualizacao-15-03-2020/

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.