Botucatu fará novo levantamento epidemiológico com testagens rápidas

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizarão um novo inquérito epidemiológico em Botucatu. A ação, que tem como objetivo conhecer a parcela da população que apresenta anticorpos para o coronavírus, percorrerá imóveis da Cidade entre os dias 29 de junho e 3 de julho.

Serão 1,4 mil testes rápidos em pessoas de diversas idades e localidades que tiverem seus imóveis sorteados através de um sistema da Secretaria Municipal de Saúde.

“Com esse levantamento conseguiremos saber se grande ou pequena parte da população possui a imunidade para a doença e com isso, estabelecer novas medidas, seja de endurecimento ou de flexibilização do isolamento social. Fomos a primeira cidade do Estado a testar em massa pessoas com síndrome gripal na comunidade, o que há quase 2 meses tem nos ajudado a diagnosticar, isolar e tratar precocemente quem apresenta o coronavírus. Nosso compromisso é continuar cuidando de todos”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

Dessa vez, para melhorar ainda mais a acurácia do teste, as amostras de sangue serão levadas para o Hemocentro do Hospital das Clínicas, que fará a pesquisa da presença de anticorpo no material colhido.

Durante o primeiro levantamento, realizado no mês de maio, 0,5% das 1414 pessoas testadas apresentaram anticorpo do coronavírus. Extrapolando a média para todo o Município, conclui-se que aproximadamente 878 dos 146.497 mil habitantes de Botucatu já tiveram contato com a doença.

“Essa identificação, também conhecida como ‘imunidade de rebanho’ pode mostrar, caso o percentual for baixo, que muitas pessoas ainda correm risco de se contaminarem com o coronavírus. Se for alto, significa que uma grande quantidade de pessoas já possui esta imunidade. Esse resultado se soma a outros fatores que nos ajudam a avaliar medidas de combate a doença”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.