Botucatu realizará busca ativa de casos de tuberculose

De forma a melhorar a busca, diagnóstico e tratamento de pessoas com Tuberculose, a Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomático Respiratório entre os dias 12 a 26 de setembro.

 Esta é a 2ª Etapa da Campanha neste ano, que está sendo realizada em todo o Estado de São Paulo. A ação tem como objetivo diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose, doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada. Em alguns casos, os pacientes demoram a procurar um médico, agravando seu estado de saúde.

 Durante os dias da Campanha, as Equipes de Saúde das Unidades Básicas e Unidades da Estratégia Saúde da Família irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose.

 Além da tosse persistente por mais de 3 semanas, outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço.

 A doença se propaga quando o doente tosse, fala ou espirra espalhando no ar gotas pequenas de saliva que podem transmitir a tuberculose.

 A melhor maneira de prevenir é identificar rapidamente os pacientes com tuberculose, reduzindo a chance de complicações e a contaminação de outras pessoas. Há também medida de proteção individual, como a vacinação com a vacina BCG, que é aplicada no primeiro mês de vida do bebê e é capaz de prevenir as formas mais graves da doença.

 Os pacientes de tuberculose  recebem os remédios gratuitamente e são distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde do Município. O tempo necessário para o tratamento da doença é, em geral, seis meses e deve ser continuado até ser dada a alta médica.

 

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.