Botucatuenses garantem vagas em universidades públicas paulistas

Ao todo, foram 78 aprovações na região; entre os destaques está aluna Escola Estadual Atílio Innocenti que vai cursar Ciências Biomédicas na Unesp

Nas últimas semanas, a Diretoria de Ensino de Botucatu viu 63 estudantes de escolas estaduais da região garantirem vagas em universidades paulistas por meio do Provão Paulista Seriado, iniciativa inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) que garante acesso direto ao ensino superior.

Somando as duas chamadas (em 26/01 e 02/02), a região garantiu duas vagas na Universidade de São Paulo (USP), 13 na Universidade do Estado de São Paulo (Unesp) e 63 nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Entre os aprovados, nove conquistaram vagas em mais de uma instituição de ensino. Os futuros universitários são das cidades de Botucatu, Cesário Lange, Conchas, Laranjal Paulista, Pereiras, Porangaba, Pratania, Quadra e São Manuel.

Adriellen Machado Araújo, de 18 anos, é um dos destaques do vestibular em São Manuel. Na primeira chamada, foi aprovada para cursar Gestão Hospitalar na Fatec de Bauru. No entanto, na segunda lista, divulgada na semana passada, veio uma oportunidade ainda mais interessante: Ciências Biomédicas, na Unesp de Botucatu.

“Pude concorrer por diferentes cursos em universidades variadas na mesma prova. O Provão Paulista definitivamente abriu novas portas aos alunos de escola pública, essencialmente pela concorrência ser somente entre nós”, destaca a estudante que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professor Atílio Innocenti.

A futura biomédica também conta com entusiasmo sobre o curso escolhido, uma vez que ele dá luz a outro aspecto da saúde pública. “O que mais me atrai no curso é a chance de contribuir com a saúde, abrindo caminho para novas descobertas científicas nessa área e até mesmo avanços significativos na qualidade de vida das pessoas”, explica.

E falando em saúde, a jovem deixa um aviso aos futuros vestibulandos do Provão Paulista. “Para além do foco e dedicação nos estudos, é importante dar lugar ao lazer e à saúde mental. Aprendam bem o teórico, refaçam provas antigas, utilizem a plataforma “Me Salva” do Prepara SP… isso me ajudou bastante”, conclui, Adriellen.

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.