Dose adicional de vacina contra a Covid-19 para adolescentes já está disponível nas unidades de saúde

Adolescentes a partir de 12 anos já podem procurar as unidades de saúde de Botucatu para se vacinar com a dose de reforço contra a Covid-19.

Para se vacinar, o adolescente deve ter recebido a segunda dose da vacina há mais de 4 meses, além de apresentar documento de identificação com foto e o cartão de vacina da Covid-19. Caso tenha testado positivo para Covid-19, deve aguardar 30 dias para se vacinar.

A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira das 8 às 16h30 horas e na Sala de Vacina Noturna, que funciona no Centro de Saúde Escola da Vila dos Lavradores de segunda a sexta-feira das 18 às 21h30.

Dose adicional para imunossuprimidos

A Secretaria de Saúde também irá realizar a vacinação da terceira dose extra para idosos acima de 60 anos com alto nível de imunossupressão. Podem receber a vacina, de acordo com Documento Técnico do Estado de São Paulo, pessoas com as seguintes condições:

– Imunodeficiência primária grave

– Quimioterapia para câncer

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras

– Pessoas vivendo com HIV/Aids

– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe,

ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);

-Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias

– Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise)

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas

 

 

Outras vacinas

A população pode aproveitar que as Unidades de Saúde estarão abertas para atualizar a caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas contra a Covid-19 para pessoas acima de 50 anos que ainda não tomaram a quarta dose, crianças de 5 a 17 anos que não tomaram a primeira ou segunda dose.

Também estarão disponíveis as vacinas contra Influenza e Sarampo.

A vacina contra a gripe está disponível para idosos 60 anos ou mais; profissionais da saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; além da população em geral.

Já a vacina contra o sarampo (tríplice viral) está disponível para profissionais da saúde; crianças de 6 meses a menor 5 anos (campanha de seguimento contra o sarampo).

Serviço:

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores.

Telefone 3811-1100

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.