Equoterapia fortalece colaboração e trabalho em equipe na Educação

Na última quarta-feira, 17, a equipe de assistentes sociais e psicólogos da Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou uma experiência enriquecedora e inspiradora: a Equoterapia. A atividade teve como foco principal o fortalecimento do espírito de equipe.

Em um ambiente propício à interação, os profissionais puderam experimentar a sinergia que nasce da colaboração e do trabalho em equipe. Os cavalos serviram como catalisadores para o desenvolvimento de habilidades essenciais, tais como a comunicação, liderança e, acima de tudo, o respeito mútuo. Ao interagir com os cavalos, os participantes percebem que a empatia e a compreensão são elementos fundamentais na construção de relacionamentos sólidos.

“Os desafios propostos durante a atividade demandaram não apenas habilidades individuais, mas também a capacidade de trabalhar harmoniosamente em busca de objetivos comuns”, diz Renata Tieghi, assistente social da SME”.

A abordagem prática tem o objetivo de que cada membro da equipe explore e aprimore suas habilidades de liderança e espírito de equipe, promovendo um ambiente mais coeso e colaborativo dentro das escolas e da Secretaria de Educação. Além dos benefícios internos para os participantes da equipe, a vivência em equoterapia também proporcionou um olhar sensível para a importância dessa prática no contexto educacional.

A interação com os cavalos não só fortalece as habilidades motoras e cognitivas, mas também promove um ambiente emocionalmente seguro para o desenvolvimento integral dessas crianças.

O Programa de Equoterapia, conveniado a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação desde 2010, é direcionado a estudantes do 1º ao 5º anos que possuem dificuldades acentuadas e/ou transtornos de aprendizagem e problemas de socialização.

O programa atende 100 alunos por ano, contemplando 10 unidades escolares. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.