Estudo do IBB avalia relação entre sobrepeso e a obesidade na infância

O projeto BotuKids, voltado para crianças de 7 a 10 anos, é um estudo científico que se propõe a analisar a saúde nutricional nos primeiros anos de vida

Sabia que avaliar a composição corporal e o estado nutricional pode ajudar a compreender a saúde infantil? Essa é a proposta do projeto BotuKids, um estudo científico do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, com avaliações gratuitas, focadas na saúde infantil. O programa busca identificar a relação entre o peso ao nascer e a composição corporal na infância, índice que permite compreender o estado de saúde nutricional e físico para poder tornar os primeiros anos de vida mais saudáveis.

O projeto é voltado para crianças de 7 a 10 anos, com ou sem sobrepeso/obesidade. Para participar, a criança não pode apresentar disfunções motoras que a impeçam de ficar em pé sem auxílio. Também não pode estar com um dos membros engessado, ter próteses metálicas no corpo ou fazer uso de medicamentos para o coração ou pressão.

Os testes são agendados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h ou das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 11h30. Há flexibilidade para pequenos ajustes nos horários, se necessário. A participação é gratuita e os testes são realizados no Centro de Isótopos Estáveis do IBB, localizado no Câmpus da Unesp em Rubião Jr. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário: https://botukids-unesp.my.canva.site/

Como funciona

O teste é realizado em apenas um dia no decorrer de três horas. Durante este período, são coletadas amostras de saliva e teste de bioimpedância para medição de composição corporal. Ao longo do processo, também são preenchidos questionários de antecedentes da gestação da mãe e nível de atividade física da criança. Para tornar o procedimento mais dinâmico, as crianças têm opção de recreação e lanche.

“Nossa pesquisa busca entender a relação entre a quantidade de gordura corporal e o peso ao nascer. O objetivo é avaliar se o peso ao nascer pode servir como um indicador do risco aumentado de sobrepeso e obesidade na infância. Com isso, esperamos contribuir para estratégias de prevenção, incentivando hábitos alimentares saudáveis e um estilo de vida equilibrado desde os primeiros anos de vida”, explica a responsável pela pesquisa a nutricionista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu/ Unesp (FMB), Martina Bassani Lins de Miranda.

O que é e como é feita a composição corporal ?

A composição corporal refere-se à proporção de gordura, músculos, água e ossos no corpo, sendo um indicador mais preciso da saúde do que apenas o peso. Em crianças, avaliar essa composição é essencial para entender fatores que podem influenciar o desenvolvimento e prevenir condições como a obesidade.

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.