Funcionários da Cozinha Piloto participam de treinamento sobre alimentação sustentável

Na última semana, cerca de trinta funcionários da Cozinha Piloto, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, participaram de um treinamento sobre alimentação sustentável, para o desenvolvimento do Programa Botucatu Sustentável, realizado pela Humane Society International .

O programa visa garantir que cerca de 14 mil estudantes tenham acesso a mais verduras, legumes, grãos e frutas em seus pratos e conta com o apoio da Universidade Estadual Paulista (UNESP) para o desenvolvimento de atividades educativas nas escolas sobre alimentação saudável e sustentável e seu impacto positivo no meio ambiente.

Sem custos para a Prefeitura Municipal, o programa tem o suporte de um time de nutricionistas, chefs e profissionais especializados, oferecendo uma consultoria completa para implantação, que inclui: desenvolvimento de cardápio, treinamentos teóricos em educação nutricional e ambiental e treinamentos práticos em alimentação à base de vegetais direcionados para nutricionistas, equipes pedagógicas e de cozinha.

Com essa iniciativa, o município terá apoio para o alcance de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Após 1 ano de parceria, Botucatu também receberá o Certificado Internacional de Liderança em Saúde e Sustentabilidade, reconhecendo sua liderança e comprometimento em avançar e mitigar questões climáticas por meio de uma alimentação saudável e sustentável.

“Por meio dessa parceria, o munícipio de Botucatu entra na liderança global da agenda de sustentabilidade e se torna um exemplo para que outros municípios se mobilizem a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos felizes em apoiar a Prefeitura de Botucatu para garantir que os alunos tenham acesso a mais essas opções de alimentos sustentáveis, deliciosos e saudáveis”, ressaltou a Gerente de Políticas Alimentares da HSI no Brasil, Thayana Oliveira.

Para a Secretaria Municipal de Educação, Profª Cristiane Amorim, a parceria entre a SME e a Humane Society Internacional contribui em dois aspectos importantíssimos para a Educação: “Os servidores da cozinha piloto recebem capacitação para o trabalho, e os alunos saem ganhando, uma vez que os cardápios são feitos a partir de uma alimentação sustentável”.

 

Mais informações:

Secretaria Municipal de Educação

Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-3150 – 3811-3199

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.