Governo de São Paulo anuncia ViradaSP em Botucatu

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo realiza a 16ª edição da ViradaSP, após dois anos com versões exclusivamente virtuais. Botucatu será palco de uma verdadeira maratona cultural nos próximos dias 8 e 9 de outubro. A ViradaSP chega à cidade com diversas apresentações da cena artística nacional, entre eles Lenine, Mart´Nália, a Banda Mais Bonita da Cidade e peças como Sexos dos Anjos e Ubu Rei fazem parte das cerca de 30 atrações que serão apresentadas nas 24 horas da maratona cultural. Botucatu, veterana no evento que já foi realizado nove vezes na cidade, incluindo uma versão online no ano passado, passa a fazer parte dos municípios com o título de capital cultural do estado 2022.

 

“O programa ViradaSP amplia o grau de acesso da população a uma programação cultural de grande qualidade em todas as regiões de São Paulo”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. “Há também um impacto positivo na economia das cidades parceiras e o fortalecimento da produção cultural paulista. Trata-se de uma ação bem-sucedida que resulta da política de descentralização de investimentos do Governo do Estado”.

 

A programação será aberta ao público no sábado (8) a partir das 18h com a apresentação de Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores do grupo dos anos 1970 Novos Baianos e que promete empolgar o público com sucessos como “Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro” e  “A Menina Dança” . O show acontece no Palco Praça do EECA,  que também recebe Mart´nália, Lenine e Andrew Tosh, filho e sobrinho de dois ícones do reggae, Peter Tosh e Bunny Wailer, respectivamente. Tosh vai levar o suingue caribenho para Botucatu. 

 

Outro destaque do Palco Praça do EECA será a participação do trio curitibano Tuyo, indicado ao Grammy Latino 2021, que vai apresentar uma mistura de afrofuturismo e folk pop, no domingo às 16h. O trio se destaca pela produção musical e pela transformação de poemas e manifestos em música. 

 

“Estamos muito empolgados com essa Virada, construída a partir do entendimento e do apoio fundamental da prefeitura de Botucatu”, afirmou Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte, organização que faz a gestão das ViradasSP pelo interior e litoral do estado. “Não seria possível entregar um evento com essa qualidade,  tão completo sem essa nossa parceria que define atrações, locais e a própria divulgação para conhecimento do público da cidade e do entorno”.

 

A ViradaSP Botucatu será distribuída por mais cinco locais do centro da cidade, como o Teatro Municipal, a Praça Professor Pedro Torres, Palco Volante, Pinacoteca Fórum das Artes e a Concha Acústica da Praça Paratodos.

 

Além dos espetáculos musicais, o evento reúne também atrações teatrais e circenses. A atriz Denise Fraga leva a peça “Eu de Você”, na qual comemora 35 anos de atuação do seu primeiro projeto solo. Na peça, Denise apresenta histórias reais, costuradas por pérolas da literatura e música, com letras de Paulo Leminski a Zezé Di Camargo. 

 

O clássico “Ubu Rei” de Alfred Jarry estará no Teatro Municipal de Botucatu, no domingo às 22h30. A peça, mais atual que nunca, retrata um tirano bufão, e foi um verdadeiro sucesso nos anos 1980, quando dirigida por Cacá Rosset. 

 

De toda a programação da cidade, apenas a peça “Sexo dos Anjos” tem classificação indicativa para 16 anos. As demais atrações são livres para toda a família.

 

Karolina Violeira, Balaio de Balão e o Trio Virgulinho são alguns dos destaques que vão levar a força da arte e cultura local à Virada. “A ViradaSP é o evento mais esperado do ano e após anos de pandemia, estamos felizes que esse encontro seja presencial. Botucatu fica eufórica com a oportunidade de acessar a programação que contempla atrações internacionais, nacionais e locais. Uma grande festa da arte e da cultura. Somos imensamente gratos por essa parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo”, diz Cristina Cury Ramos, secretária Municipal de Cultura de Botucatu.

 

Botucatu é o décimo município a receber a ViradaSP este ano. No começo de agosto, Adamantina e Ubarana inauguraram o evento que voltou ao formato presencial, depois de dois anos realizados virtualmente em função do isolamento imposto pela pandemia. 

 

Todas as 22 cidades foram selecionadas por chamamento público, realizado pelo governo do Estado de São Paulo. 

 

Maratona cultural

A ViradaSP é um programa do Governo do Estado de São Paulo, realizado por meio do programa #Juntospelacultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do  Estado de São Paulo. Ação é uma maratona de arte e cultura com apresentações de linguagens variadas realizadas por artistas e grupos consagrados regional, nacional e internacionalmente. As atividades acontecem durante 24 horas consecutivas em espaços públicos e privados. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público. Em 2020 e 2021, o evento assumiu o formato virtual, em função do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19, mas manteve a parceria com cidades selecionadas, sempre por meio de chamadas públicas. 

 

Este ano, a ViradaSP volta ao modo presencial e, como nas edições anteriores, dá o título de Capital Cultural do Estado de São Paulo aos 22 municípios escolhidos –Adamantina, Iguape, Ilha Solteira, Paraibuna, Santa Fé do Sul, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antônio do Pinhal, Ubarana, Botucatu, Mairiporã, Registro, Santa Bárbara d´Oeste, Votuporanga, Itapevi, Santos, Bertioga, Itanhaém e São Sebastião, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos e Indaiatuba. As cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Ubarana, Santo Antônio do Pinhal, Paraibuna, Adamantina e São Sebastião participam de forma inédita do evento. 

 

A ViradaSP de 2022 tem um investimento de R$ 15,7 milhões, orçamento recorde na história das Viradas pelo Governo do Estado. A previsão é que, mais uma vez, o impacto econômico seja significativo com destaque para a geração de empregos diretos e indiretos nas regiões participantes.

Programação

(Todos os eventos na madrugada acontecem do sábado para o domingo)

Palco Praça do EECA – Praça Professor Pedro Torres, s/no, Centro

Sábado (8/10)

18h Paulinho Boca de Cantor Canta Novos Baianos

20h30 Mart’́nália

23h Andrew Tosh

Domingo (9/10)

1h30 FBC

11h ABR3

13h30 A Banda Mais Bonita da Cidade

16h Tuyo

18h30 Lenine

 

Concha Acústica da Praça Paratodos – Praça Coronel Rafael de Moura Campos, Centro

Sábado (8/10)

19h30 Mustache e os Apaches

22h Big Panda

Domingo (9/10)

0h30 D.I.E.

2h Calma

12h30 Karoline Violeira

15h Space Cake

17h30 Batalha da Cuesta

 

Palco Volante – Praça Rubião Júnior, Centro

Sábado (8/10)

20h Trio Virgulino

23h Balaio de Baião

Domingo (9/10)

11h Alê Moreira Quinteto

15h Cuesta Samba

17h Pagu

 

Pinacoteca Fórum das Artes – Rua General Telles, 1040, Centro

De sábado para domingo

18h às 18h Jogos do mundo

 

3a Feira Turística – Praça Isabel Arruda, Avenida Dom Lucio, s/no, Centro

Domingo (9/10)

10h Circo Girassol

14h Cumbia Calavera

 

Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci – Praça Coronel Rafael de Moura Campos, no 27, Centro

Sábado (8/10)

18h Eu de Você – Denise Fraga

22h30 Ubu Rei

Domingo (9/10)

11h Bricabraque – Parlapatões

18h Sexo dos Anjos

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.