Governo estima cancelar 55,8 mil beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

O governo estima que poderá cortar o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a 670.413 pessoas em 2025, com base no pente-fino que será realizado no programa para verificar a situação cadastral dos beneficiários.

Com essa redução no número de beneficiários, a economia no próximo ano pode chegar a R$ 6,5 bilhões. No entanto, a pressão por novas concessões continuará existindo, e a despesa do programa deve subir 5,8% no próximo ano em relação ao gasto de 2024.

Os dados constam em uma nota técnica elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a elaboração do Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas do 3º bimestre, divulgado no final de julho. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, com base em um pedido via Lei de Acesso à Informação.

O pente-fino inclui a revisão dos dados de 2,3 milhões de pessoas que recebem o BPC, com foco nas que estão fora do Cadastro Único ou com esse registro desatualizado há mais de 24 meses, além da avaliação da renda per capita familiar e da verificação bienal da avaliação biopsicossocial.

Fonte: Jovem Pan

Foto: Antonio Cruz 

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.