Hortas comunitárias promovem alimentação saudável e renda a famílias botucatuenses

Que tal verduras e legumes fresquinhos diretos da horta para a sua mesa e ainda com preços que cabem no seu bolso? Essas são as propostas das hortas comunitárias, presentes nos quatro cantos de Botucatu.

O Programa Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal do Verde, ocupa espaços municipais com a atividade que também gera emprego, produz alimentos sem a utilização de agrotóxicos e devolve a áreas verdes seus valores sociais, ecológicos e urbanísticos.

“Estou aqui há 11 anos e a horta comunitária é tudo para mim. É onde tiro minha renda. A Prefeitura dá todo o suporte com a doação de mudas, esterco, e também oferece cursos para cada vez mais aperfeiçoarmos a nossa plantação”, explica Ariana Cardoso Mendes, cuidadora da horta do Jardim Monte Mor.

Atualmente, Botucatu conta com 13 hortas comunitárias que oferecem legumes e verduras em conformidade com sua época durante o ano. São elas:

Setor Norte:
Horta Comunitária Itamaraty – Rua Josias Pires do Amaral, s/nº;
Horta Comunitária Monte Mor – Avenida Claudio Ferreira Cesário, s/nº;

Setor Sul:
Horta Comunitária Parque 24 de Maio – Rua Pedro Carmelin Neto, s/nº;
Horta Comunitária Associação da Prefeitura – Garagem Municipal, s/nº;
Horta Comunitária Cohab I – Avenida Jaime de Almeida Pinto, s/nº;
Horta Comunitária Cohab IV – Avenida Gentil de Castro, s/nº;
Horta Comunitária Convívio – Rua das Camélias, s/nº;

Setor Leste:
Horta Comunitária Jardim Ciranda – Rua Sebastião Gonçalves da Cunha, s/nº;
Horta Comunitária Comerciários – Rua Antônio Luiz, s/nº
Horta Vila EMA – Rua Alfredo Franklin de Mattos.

Setor Oeste:
Horta Comunitária Rubião Júnior – Rua Caetano Vidotto, s/nº;
Horta Comunitária Marajoara – Rua Adegar de Alencar Saboia, s/nº

Centro:

Horta Comunitária do Asilo – Rua Visconde do rio Branco, s/nº – Vila Auxiliadora

“As pessoas interessadas em coordenar uma horta comunitária na Cidade devem entrar em contato com a Secretaria do Verde, que analisará a disponibilidade de uma área próxima à sua residência, bem como a sua condição e integração social”, explica Fillipe Martins, Secretario Municipal do Verde.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.