O Alpha Notícias desta terça-feira (31), recebeu Secretário Municipal de Segurança Dr. Marcelo Emilio e o Comandante da Guarda Civil Municipal Leandro Destro, para falar do trabalho que desenvolvem na cidade de Botucatu.
A Guarda Civil Municipal de Botucatu é uma instituição de segurança pública local que atua no município.
Ao longo dos anos, a Guarda Civil Municipal de Botucatu passou por diversas transformações e expansões, visando sempre o aprimoramento da segurança pública na cidade, tem como principais atribuições a manutenção da ordem pública, a preservação da segurança dos cidadãos e do patrimônio público, além de contribuir para o bem-estar da comunidade local. Para desempenhar suas funções, a guarda civil possui um efetivo treinado e capacitado, utilizando-se de recursos modernos e tecnológicos.
A instituição também desenvolve ações sociais, promovendo a integração com a comunidade, com a realização de programas de prevenção à violência e atividades educativas nas escolas do município.
A Guarda Civil Municipal (GCM), é subordinada à Secretaria Municipal de Segurança, comandada pelo Secretário Municipal de Segurança Dr. Marcelo Emilio, e atua em parceria com as demais forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, visando a cooperação mútua para a manutenção da ordem e segurança da população.
Desde seu início no ano de 2006, a Guarda Civil Municipal (GCM) tem ampliado a corporação, armamentos, viaturas e motos para poder suprir as necessidades da população.
As demandas são variáveis, desde patrulhamento escolar a ação imediata, como Patrulha Maria da Penha que atende mulheres vítimas de violência doméstica, o Projeto Patrulha da Paz, que trabalha no preventivo, dando palestras nas escolas para os alunos.
Segurança tem a necessidade de estar muito bem aparelhada com tecnologia, armamentos, veículos e cursos. A secretaria tem um investimento alto, mas necessário.
“Uma das metas quando assumimos a secretaria é seguir o programa de governo feito lá atrás, como a muralha virtual, aumento de efetivos e com a tecnologia. Sabemos que Segurança Pública não dá para fazer sem investimentos, daí conhecemos cidades que evoluíram com a tecnologia, e com isso procuramos seguir os mesmos caminhos. A Muralha Virtual é uma dessas tecnologia, que veio para que o nosso trabalho alcance mais resultados positivos. É importante salientar que, a máquina sem um operador não funciona, é preciso de agente treinado para operar. Colaboramos com as Forças de segurança Polícia Militar e Polícia Civil ao combate a crimes aqui em nossa cidade. Hoje temos efetivo dobrado de agentes desde o início do governo do Prefeito Pardini. Contratamos recentemente agentes para desenvolverem um trabalho mais efetivo nas escolas”. disse Emilio
Acompanhe a matéria completa através do link
https://fb.watch/o0HLJow3H5/?mibextid=Nif5oz