Jaú: Suspeitos de tentativa de homicídio mediante espancamento são capturados

Três investigados pela tentativa de homicídio mediante espancamento contra um homem de 31 anos, registrada em 10 de fevereiro último, no Jardim São José, em Jaú, foram capturados na manhã de sexta-feira (15).

Além disso, o pai de dois dos suspeitos, de 42 anos, condenado por tráfico de drogas e foragido da Justiça, também foi preso.

Conforme o JC noticiou, na madrugada daquele dia, vários indivíduos com a intenção homicida teriam agredido, inclusive com pedradas, a vítima R.J.A.C. (somente as iniciais foram divulgadas) causando lesões especialmente na região da cabeça. Ele foi socorrido na Santa Casa de Jaú, onde permaneceu internado em estado grave, tendo alta nos últimos dias. Todavia, ainda apresentando lesões cerebrais.

Durante apurações relacionadas ao crime, as equipes da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jaú identificaram que os prováveis autores da tentativa de homicídio seriam E.F.C. de 19 anos e M.A.S.B., de 22, bem como o irmão adolescente deste último, M.A.D.S.B., de 17 anos.

“Uma vez preenchidos os requisitos e pressupostos legais, a Autoridade Policial solicitou as prisões temporárias dos imputáveis e a internação provisória do adolescente, ordens legais que foram deferidas ainda pela Autoridade do Plantão Judiciário de Jaú. Todavia, as informações coletadas indicavam que os irmãos investigados M.A.S.B e M.A.D.S.B. teriam deixado a cidade de Jaú, seguindo para o município de Ibitinga, moradia dos pais dos irmãos. E.F.C., por sua vez, teria apenas mudado do Jardim São José, local dos fatos”, detalha o delegado Marcelo Aparecido Tomaz Goes, titular da DIG de Jaú, responsável pelas investigações.

Ainda de acordo com ele, diante das informações relacionadas à Ibitinga, com o apoio dos policiais civis da Delegacia de Polícia e de policiais militares (PMs) da Força Tática daquela cidade, foram realizadas diligências que permitiram identificar os locais das moradias dos irmãos naquela localidade, mais precisamente no bairro Clube dos Bancários.

Além disso, com apoio dos colegas policiais civis da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Jaú, foram apurados os locais onde E.F.C. se escondia tanto na cidade de Bocaina, como em Jaú.

Foram solicitados mandados de buscas para todos os referidos endereços, isto é, nas cidades de Jaú, de Ibitinga e de Bocaina. Então, na manhã desta sexta-feira, policiais civis militares realizaram operação para o cumprimento dos mandados de buscas e de prisões relacionadas ao crime.

“Policiais civis da DIG e DISE de Jaú, com apoio dos colegas das Delegacias de Bocaina e de Barra Bonita, lograram êxito em capturar  E.F.C. na moradia dele, em Bocaina, onde foi dado cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido contra ele”, explica o delegado.

Por sua vez, outras equipes da DIG de Jaú, com apoio dos colegas da Delegacia de Polícia e PMs da Força Tática de Ibitinga, deram cumprimento aos mandados de buscas na cidade.

“As informações davam conta de que os irmãos M.A.S.B. e M.A.D.S.B. juntamente com pai, A.M.B., de 42 anos, mantinham um ponto de venda de drogas num bar na esquina das ruas Dom Pedro II e Luiz Francischini, sendo que o pai dos agressores estaria na condição de foragido da Justiça, em razão de não ter retornado para o cumprimento da pena por tráfico de drogas depois de uma saída temporária em maio de 2023”, detalha Goes.

Neste local, quando do cumprimento das buscas, os investigados não foram encontrados e nada de ilícito foi localizado. No entanto, quando as equipes se deslocavam para outros endereços, também no bairro dos Bancários, uma equipe da Delegacia de Ibitinga avistou  uma motocicleta que era conduzida por A.M.B., seguindo por uma estrada de terra.

Ele passou a ser acompanhado pelas equipes. Em dado momento desse acompanhamento, A.M.B., ao chegar numa casa, percebeu que era seguido pelas viaturas. Ele deu meia volta e veio em direção aos veículos oficiais.

“Então, foram ligados os sinais luminosos da viatura da DIG de Jaú, enquanto um dos policiais civis que compunha a equipe de Ibitinga abriu a porta da viatura que conduzia, dando ordem de parada ao perseguido, o qual desobedeceu a tal ordem e tentou empreender fuga com a motocicleta”, complementa o delegado.

Ainda de acordo com ele, nessa fuga, mesmo com os sinais luminosos e sonoros da viatura mencionada e as ordens de parada por parte dos policiais civis, A.M.B. as desobedeceu, jogando sua moto contra a viatura policial e provocando danos na parte frontal esquerda.

“Com o choque intencional, o procurado caiu, danificando também a motocicleta. Mesmo assim, ele levantou e passou a oferecer resistência física em ser contido e algemado, passando a tentar empreender fuga a pé, o que só não conseguiu em razão do emprego de força física moderada por parte dos policiais”, conta Goes.

Diante disso, ele foi abordado, revistado e algemado, passando a afirmar que, ao perceber que era perseguido por policiais e por estar na condição de foragido, decidiu fugir para não ser preso, sendo que nessa tentativa de fuga, jogou sua moto contra a viatura policial.

Nada de ilícito foi localizado com ele, que apresentava lesões em decorrência da queda que sofreu. Ele passou por atendimento no pronto-socorro local.

Em razão do ocorrido, o adolescente M.A.D.S.B. chegou pelo local, onde então foi apreendido em razão do mandado de internação provisória que pesava contra ele.

“Outras equipes, tanto de policiais civis como de PMs, por sua vez, localizaram e capturaram o também investigado M.A.D.S.B. o qual foi encontrado na moradia dele, também no bairro dos bancários em Ibitinga, sendo dado o devido cumprimento da ordem de prisão temporária em desfavor dele”, continua o delegado.

Todos foram conduzidos até a Delegacia de Ibitinga, deliberando a autoridade policial pela prisão em flagrante de A.M.B. pelo crime de dano qualificado contra o patrimônio público em concurso com o crime de resistência e de desobediência, sem prejuízo de sua recaptura em razão de sua evasão do sistema prisional.

Também foi dado cumprimento aos mandados de prisões temporárias de M.A.S.B. e de E.F.C., bem como ao mandado de internação provisória que pesava em desfavor do adolescente M.A.D.S.B..

Os  presos em Ibitinga e o menor apreendido foram encaminhados respectivamente para a Cadeia de Santa Ernestina e para a Fundação Casa de Araraquara, onde aguardarão as audiências de custódia. Já o capturado E.F.C. foi conduzido de Bocaina para a Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Jaú, onde aguardará sua audiência de custódia.

As investigações prosseguem por parte das equipes da DIG de Jaú para cabal apuração do crime de tentativa de homicídio.

Fonte: JCNET

Foto: Polícia Civil/Divulgação

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.