Livro sobre a natureza do Cerrado e da Mata Atlântica e a sabedoria das mulheres do campo e sai do forno essa semana em dois eventos de lançamento

A delicadeza feminina e a sabedoria ancestral sobre a flora da Cuesta e o ambiente rural da agricultura familiar ganharam as páginas de um livro. Dona Cida chega ao público no mês de agosto pelas mãos da artista Bárbara Ipê, autora dos textos e das ilustrações em aquarela.

Serão dois lançamentos: dia 07 de agosto, em transmissão ao vivo direto do Centro Max Feffer, e no dia 21 de agosto, num encontro presencial e festivo no Centro de Cultura Seriema, em Botucatu.

Este projeto foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

O livro Dona Cida narra, de maneira poética e lúdica, o universo de uma personagem inspirada na vida de uma agricultora que nasceu e cresceu no meio rural de Botucatu. Dona Cida tem grande sabedoria sobre as plantas e seus ciclos naturais, formas de cultivo, os poderes de cura de cada espécie e seus usos culinários. Uma vida inteira dedicada a observar e a cuidar da natureza e a oferecer sua sabedoria às crianças à sua volta. Muitas a procuram para curar uma dor de barriga, uma dor de cabeça, para cuidar da ferida de um machucado, elas sabem que podem contar com Dona Cida. E é nesse ambiente que elas brincam, crescem e convivem com Dona Cida, criando uma relação de cuidado e afeto, e assim vão aprendendo o valor e o respeito pelo conhecimento tradicional, com o cuidado com a natureza e do modo de vida camponesa.

Um dos propósitos do projeto é valorizar, de maneira poética e sutil, a cultura do campo, seus conhecimentos e práticas tão importantes em nosso dia a dia, mas muitas vezes esquecidos e desvalorizados no cotidiano urbano. Por isso, o projeto quer chegar também nas crianças que moram nas cidades e nutrir o imaginário infantil com o encanto que a natureza da nossa região tem.

O livro Dona Cida pode ser utilizado na educação ambiental de crianças e de temas que envolvem comunidades tradicionais, mulheres do campo, agroecologia e soberania alimentar.

As ilustrações em aquarela apresentam a natureza com cores delicadas e próximas do real e o texto, de linguagem simples e rimada cativam, em especial, o público infanto-juvenil. Mas a beleza da obra pode ser apreciada por pessoas de todas as idades, pois o livro é um convite a lembrar e honrar pessoas como Dona Cida, que com sua sabedoria e afeto podem inspirar tanto

 A autora

Bárbara Ipê é autora e ilustradora e Dona Cida é sua obra de estreia. Ela nasceu e cresceu em Botucatu e por alguns anos trabalhou em uma escola rural da cidade, onde eve contato próximo e cotidiano com a mulher que a inspirou a criar o livro. “Por dois anos eu fiquei observando Dona Cida e como ela criava relações de afeto com as pessoas que conviviam com ela. Com esse livro, quis trazer para o público a possibilidade de olharmos para as pessoas inspiradoras que estão presentes na nossa vida e que carregam essa sabedoria”, conta a autora.

Bárbara é formada em Oceanografia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Atuou como pesquisadora de comunidades tradicionais de pesca artesanal. Possui experiência em educação ambiental, permacultura, Agroecologia e Populações Tradicionais. Atualmente é graduanda do curso de Pedagogia da Uninter.

Equipe do projeto Dona Cida:

Autora e Ilustradora do livro Dona Cida: Bárbara Ipê

Coordenadora geral e administradora: Adriane Aparecida de Morais –

Designer, Fotógrafo e Videomaker: Gabriel Marcondes Egestos

DISTRIBUIÇÃO

Este projeto foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (PROAC) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

500 exemplares publicados.

Vendas no site da editora Patuá https://www.editorapatua.com.br/ e pelas
redes sociais do projeto facebook e instagram.
Facebook: https://www.facebook.com/livrodonacida
Livro Dona Cida (@livrodonacida) • Instagram photos and videos
Youtube: Bárbara Ipê

LANÇAMENTOS:
LIVE de lançamento no canal do Centro Cultural Max Feffer
07 de agosto, sábado, as 10h.
No evento online, a autora que irá contar sobre o processo de criação do
livro e uma contadora de histórias vai narrar algumas histórias para crianças.
acesse: Centro Max Feffer

ENCONTRO FESTIVO PRESENCIAL no SERIEMA
21 de agosto, sábado, às 16h.
Para celebrar a arte do encontro com alegria e segurança, o lançamento do
livro Dona Cida também acontece presencialmente no Centro Cultural
Seriema.

Uma tarde mágica, com:
● Tarde com contação de histórias para crianças
● Exposição das aquarelas originais da obra
● Venda de livros
● Sorteio de aquarela
● Distribuição de mudas de plantas medicinais
● Microfone aberto para contação de histórias

Espaço aberto e amplo, uso de máscara obrigatório.
Espaço Cultural Seriema
Sitio Caipirão – Demétria
Rod. Gastão Dal Farra, km 7,2 – Parque dos Pinheiros

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.