Marcas de café impróprias para consumo somam 19. Saiba quais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) corrigiu para 19 o número de marcas de café que “desclassificou depois de identificar “matérias estranhas e impurezas” acima dos limites permitidos por lei. Na sexta-feira (28), a Pasta havia comunicado que 14 marcas tinham sofrido sanções. Nesta segunda-feira (1), depois de procurada pela reportagem, confirmou o novo número.

Os produtos são impróprios para consumo e deverão ser recolhidos do mercado pelas empresas responsáveis, pois se enquadram em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

Confira a lista de empresas desclassificadas:

 

Cafés impróprios para consumo, de acordo com fiscalização da Operação Valoriza — Foto: Divulgação/Mapa

Cafés impróprios para consumo, de acordo com fiscalização da Operação Valoriza — Foto: Divulgação

A fiscalização faz parte da ‘Operação Valoriza’, que foi realizada em todo o país entre os dias 18 e 28 de março de 2024 e coordenada pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária. Na época, 168 amostras de café foram coletadas e depois de análises têm que ser retiradas de estabelecimentos comerciais.

Aos consumidores que caso tenham adquiridos esses produtos, o Mapa orienta que deixem de consumi-los, podendo solicitar sua substituição nos moldes determinado pelo Código de Defesa do Consumidor”, informou a nota da pasta. As marcas não podem ser comercializadas sob pena de multa e investigação.

Fonte: GLOBO RURAL/Ministério da Agricultura e Pecuária

Sobre Régis Vallée

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.