Morre aos 99 anos a atriz e comediante consagrada Berta Loran no Rio de Janeiro

A atriz e comediante Berta Loran morreu neste domingo (28), no Rio de Janeiro, aos 99 anos. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa D’Or, que lamentou a perda e prestou solidariedade à família, amigos e fãs.

As causas da morte não foram informadas pelo hospital.

Nascida em Varsóvia, em 1926, Berta construiu uma carreira de mais de sete décadas na televisão, no teatro e no cinema do Brasil. Ficou conhecida por papéis marcantes em produções humorísticas, como “Zorra Total”, “Escolinha do Professor Raimundo” e “A Grande Família”, da TV Globo.

Loran também autou em novelas, fazendo a estreia na dramaturgia em Amor com Amor se Paga (1984), de Ivani Ribeiro, como a empregada Frosina. Participou ainda de novelas marcantes como Cambalacho (1986), Cama de Gato (2010), a segunda versão de Ti-Ti-Ti (2011), Cordel Encantado (2011) e A Dona do Pedaço (2019), todas da TV Globo.

Com mais de sete décadas de carreira, a atriz deu vida a mais de 2 mil personagens no teatro e na televisão. Para ela, o humor era um dom inato e exigia precisão no tempo da fala.

A cerimônia de despedida da atriz vai acontecer nesta terça-feira (30). O corpo será velado, a partir das 8h, na Sociedade Israelita Chevra Kadisha, na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. O enterro está marcado para às 11h no Cemitério Israelita de Belford Roxo.

Trajetória

Nascida como Basza Ajs, Berta nasceu em Varsóvia no dia 23 de março de 1926, e adotou o novo nome quando chegou ao Brasil, aos nove anos de idade.

Filha de um alfaiate que costumava se apresentar com ator para a comunidade judaica, Berta frequentava espetáculos desde pequeno, e daí nasceu o sonho de ser atriz.  Aos 14 anos, ela subiu em um palco pela primeira vez.

Berta se casou com o ator Handfuss aos 19 anos e se mudou para Buenos Aires, onde morou durante dois anos. Fez sua estreia na televisão no programa Espetáculos Tonelux, na TV Tupi.

Berta retomou a carreira na Tupi ao voltar ao Brasil, no início da década de 1950. Em seguida, teve uma experiência no teatro de revista, trabalhando com Walter Pinto.

Em 1957, ela recebeu um convite para fazer uma temporada de seis meses em Portugal com a peça Fogo no Pandeiro. Com o sucesso do espetáculo, ingressou numa companhia de teatro portuguesa e morou por seis anos no país.

Berta estreou na TV Globo, onde consolidou sua carreira em programas de comédia e novelas, em 1966.

A atriz de 99 anos foi casada duas vezes e não teve filhos.

Foto: TV GLOBO/CEDOC

 

Sobre Fernando Bruder

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.