Últimas Notícias

Natureza dentro de casa: plantas garantem ambiente aconchegante e auxiliam na decoração

O verde das plantas está cada vez mais presente em casas e apartamentos, a fim de propiciar aos moradores um clima acolhedor. A constatação é de Wesley Vieira Filho, docente de paisagismo e jardinagem do Senac Botucatu. Isso porque, segundo ele, ao mesmo tempo que preenche espaços e torna a decoração mais interessante, a construção de um jardim pode trazer mais naturalidade à rotina, melhorar a qualidade do ar e favorecer a sensação de bem-estar. E para quem deseja ter um local destinado ao plantio de flores e plantas, o profissional orienta sobre o cultivo e planejamento de espaços verdes.

Os primeiros passos, conforme indica Wesley, são definir o espaço e o tamanho do jardim, pensar na posição do sol em relação ao terreno, para que as plantas tomem a quantidade adequada de iluminação, pesquisar as melhores espécies para o ambiente, além de entender o ph do solo e a disponibilidade de água no local.  “Mas o principal, na hora de realizar as escolhas, é saber o que é viável, o que cabe no espaço e o que condiz com a necessidade de uso do lugar.”

É importante escolher as espécies mais adequadas para cada ambiente, compreendendo se elas ficarão num local fechado ou ao ar livre. “Também não se esqueça que um jardim necessita de cuidados diários para se manter saudável”, pontua o docente do Senac. “E a definição do tamanho do jardim será fundamental, pois, a partir do espaço disponível, é possível dimensionar a quantidade dos demais insumos (mudas, adubos, ferramentas) e definir como será o projeto paisagístico.”

Wesley também explica que, em um local onde não há terra ou o espaço é reduzido, os vasos são uma ótima opção. Entretanto, é importante atentar-se para o uso de espécies que sejam adequadas para o plantio em vasos. Uma vantagem dessa alternativa é que esses recipientes podem facilmente ser mudados de lugar e são encontrados em diversas cores, tamanhos, formas e texturas.

Outras técnicas úteis para quem deseja montar o próprio jardim é apostar em bancos e mesas, para aproveitar o espaço de forma mais completa, transformando-o em um local para fazer refeições mais demoradas e reunir pessoas. “Mas atenção, é preciso cuidado ao escolher mobílias externas, pois precisam ser materiais que resistam ao sol e à chuva”, destaca Wesley.

 

Aprendizado

Para quem pretende conhecer mais sobre o assunto e as técnicas, o Senac Botucatu está com inscrições abertas para o curso 100% on-line de Introdução ao Paisagismo. Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Senac: https://www.sp.senac.br/senac-botucatu/cursos-livres/curso-de-introducao-ao-paisagismo

 

Serviço:

Senac Botucatu

Local: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações e inscrições: https://www.sp.senac.br/senac-botucatu

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Corpo de Bombeiros atende ocorrência de incêndio no Altos do Paraíso

Um incêncio em residência foi atendido pelo Corpo de Bombeiros em Botucatu na Rua João de Oliveira no Altos do ...