Tendo em vista a proximidade do dia de Finados, no dia 02 de novembro, a Vigilância Ambiental em Saúde pede a colaboração da população com os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti nos cemitérios do Município.
É importante evitar a utilização de vasos, floreiras ou quaisquer outros ornamentos ou recipientes que retenham água parada.
“O mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus, também se utiliza da oferta de recipientes existentes com água parada nos cemitérios, para depositar seus ovos. Por isso é importante realizar a manutenção adequada dos túmulos e eliminar as condições favoráveis à proliferação destes insetos”, explica Valdinei Silva, Coordenador de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
A Prefeitura Municipal lançou neste mês de outubro a ação “Botucatu contra a Dengue”, uma frente de trabalho que reúne diversas Secretarias em atividades de combate e prevenção a casos da doença na Cidade. A intensificação do trabalho se faz necessário devido ao início do período chuvoso, quando os casos da doença tendem a aumentar.
Botucatu já registrou 238 casos de dengue ao longo de 2023, número considerado baixo se comparado a cidades da região. Porém, a transmissão da doença tem aumentado no Município nos últimos meses. Por exemplo, comparando o mês de setembro de 2022 a setembro de 2023, Botucatu teve um aumento de 100% no número de casos confirmados de dengue.
“A participação da população na eliminação das condições favoráveis à proliferação de mosquitos é fundamental para vencermos a luta contra a Dengue”, completa Valdinei Silva.
Serviço:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores.
Telefone: 3811-1100