Sob a regência do maestro convidado Marcos Maganha, a OVVIBB inicia sua nova temporada com uma apresentação no Espaço IB Eventos
A Orquestra de Viola e Violão do Instituto de Biociências de Botucatu (OVVIBB) convida a comunidade para um concerto especial no dia 3 de abril, às 20h, no Espaço IB Eventos. O evento marca a abertura oficial da Temporada 2025 e contará com a regência do maestro convidado Marcos Maganha.
O objetivo é apresentar as principais características da OVVIBB unindo a tradição da música brasileira raiz com a sensibilidade da linguagem orquestral. O repertório escolhido para a apresentação conta com obras emblemáticas que dialogam com a cultura popular, em arranjos especialmente preparados para a formação da orquestra de viola e violão.
O concerto também simboliza o início de um novo ciclo artístico e pedagógico para a orquestra, que recentemente completou três anos de atuação, levando música gratuita, formação e arte a diversos públicos de Botucatu e região.
Repertório da noite
A Vaca Foi pro Brejo
No Dia Que Eu Saí de Casa
Colcha de Retalhos
Asa Branca
Cuitelinho
Moreninha Linda
Malvada Pinga
Tordilho Negro
Majestade o Sabiá
Inhambu Xintã e Xororó
Tocando em Frente
Cada obra foi escolhida para homenagear a cultura popular brasileira, com destaque para composições que fazem parte do imaginário afetivo e musical de gerações.
Sobre a OVVIBB
A OVVIBB foi criada em 2022 como um desdobramento da Orquestra Filarmônica do Instituto de Biociências de Botucatu (OFIBB). A iniciativa nasceu por meio da atuação do professor Mário de Oliveira Neto, diretor geral das orquestras, em parceria com a Fundibio, representada pelo diretor-presidente, professor Willian Fernando Zambuzzi, e pelo diretor executivo, Joel Meza, com apoio do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, sob a liderança da diretora do IBB, professora Percilia Cardoso Giaquinto e da vice-diretora, professora Raquel Fantin Domeniconi.
Sob a direção artística do Maestro Fernando Ortiz de Villate e regência titular da Maestra Ana Karoline Beneditti, a OVVIBB é um projeto pedagógico que oferece aulas, ensaios e concertos gratuitos, com o propósito de democratizar o acesso à música e incentivar o desenvolvimento técnico e artístico de músicos da região.
Apoio cultural
As atividades da OVVIBB e da OFIBB contam com o importante apoio dos patrocinadores Plasútil e Caio Induscar, que acreditam na cultura como ferramenta de transformação social. Seu incentivo permite que as orquestras continuem promovendo ações formativas, apresentações gratuitas e um calendário cultural ativo, que amplia o acesso à arte e fortalece o vínculo entre universidade e comunidade.
Incentivo à cultura
A OVVIBB e a OFIBB contam com aprovação junto ao Ministério da Cultura e podem captar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, permitindo que pessoas físicas e jurídicas contribuam com o projeto e deduzam o valor do Imposto de Renda.
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313/91), os parceiros têm a possibilidade de destinar uma parte do imposto devido ao patrocínio das Orquestras. Esse investimento contribui para o fortalecimento da programação cultural local e proporciona experiências enriquecedoras aos participantes. Empresas tributadas pelo Lucro Real podem deduzir até 4% do imposto devido, enquanto pessoas físicas que declaram formulário completo do imposto de renda podem deduzir até 6%.