Parcerias público privadas aumentam capacidade de testagem em massa em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu recebeu nesta semana importante ajuda para aumentar a capacidade de testagem em massa da população com síndrome gripal, para coronavírus.

O Município, que já havia assinado um convênio com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e com a Famesp, para a aquisição de 15 mil testes para pacientes do Município, terá ainda mais testes a disposição.

A Embraer e a Unesp firmaram parceria para viabilizar o processamento de 5 mil testes de diagnóstico da Covid-19. O objetivo da iniciativa voluntária é unir esforços para ajudar a acelerar o diagnóstico de pacientes com sintomas compatíveis com a doença, nesse momento de crise de saúde pública.

Conforme o protocolo das autoridades de saúde, o material coletado será enviado para o Hemocentro do HC, dedicado ao processamento da metodologia RT-PCR, exame considerado padrão-ouro para o diagnóstico do novo coronavírus.

Como condição, a empresa solicitou que uma reserva técnica de até 20% das análises seja dedicada, se necessário, aos colaboradores da empresa que apresentarem eventualmente um quadro clínico indicado para o teste, conforme o protocolo.

Outras empresas presentes em Botucatu também colaboraram com o poder público municipal. A empresa SBC, Serviço Brasileiro de Certificações, também doou 2,3 mil testes para gestão da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a rede de supermercados Confiança, que doou 12 mil SWABs para a realização dos testes.

Agradecemos esse gesto de solidariedade de importantes empresas da Cidade. Essa parceria público privada vai nos ajudar a continuar fazendo a testagem em massa e tendo maior noção da situação da doença em nossa Cidade, para rápidas e se necessários novas medidas de prevenção e combate ao coronavírus”, afirma o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.