Pesquisa da Unesp sobre pré-diabetes tem prazo de inscrição estendido até 20 de maio

Pesquisadores do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB) estão selecionando voluntários sem risco para diabetes ou com pré-diabetes (com o nível de glicose no sangue entre 100 e 140mg/dL), e com idade acima dos 40 anos, para uma pesquisa acerca da utilização da Eriocitrina. As inscrições para participar da pesquisa foram prorrogadas para o próximo dia 20 de maio.

O trabalho, coordenado pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Interssan), ligado ao IBB, realizará nos voluntários uma bateria de exames e acompanhamento, durante seis meses, por médicos e nutricionistas. Nesse período, os voluntários vão consumir um suplemento que contém extrato da casca do limão, especialmente do limão amarelo ou siciliano. Este suplemento contém compostos conhecidos como flavonoides, e entre eles a Eriocitrina, composto orgânico, vegetal, encontrado naturalmente em limões e laranjas, e sem contra indicação para ser tomado como suplemento alimentar.

Pessoas que estejam acima do peso, tenham pressão alta, ou utilizam medicamento para baixar a glicemia por orientação médica, podem também ser voluntários.

A proposta deste estudo é que o voluntário receba o fitoterápico junto com o tratamento convencional para diabetes e pré-diabetes, à base de Cloridrato de Metformina (Glifage). Os pesquisadores querem analisar se o efeito do medicamento é intensificado quando administrado com o suplemento de Eriocitrina.

Para garantir a segurança da saúde dos participantes, essa pesquisa foi avaliada e autorizada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (FMB/Unesp).

“Pesquisas já realizadas com a Eriocitrina sem a Glifage e já publicadas revelaram excelentes resultados”, explica Thais César, uma das professoras responsáveis pelo estudo. Ela informa que o suplemento aumenta o GLP-1, substância hormonal produzida pelo intestino que estimula a produção de insulina, melhorando a condição clínica do paciente.

O estudo usa a metodologia denominada ensaio duplo cego, quando pesquisadores e voluntários não sabem o que está sendo ingerido, se o suplemento Eriocitrina ou o placebo dele (amido), garantindo maior confiabilidade aos resultados finais.

Os voluntários interessados vão passar por uma entrevista e caso sejam selecionados não terão nenhuma despesa com o tratamento, inclusive de alimentação e transporte, quando necessários. As inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (14) 99132-7447.

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.