Polícia investiga compartilhamento de pesquisa eleitoral supostamente falsa em Ourinhos

A Polícia Civil em Ourinhos investiga o compartilhamento de uma pesquisa eleitoral supostamente falsa por funcionários da prefeitura da cidade.

A investigação teve início após um partido político apresentar uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral, dizendo que resultados de uma pesquisa que apontou um candidato, supostamente apoiado pelo atual prefeito Lucas Pocay, com ampla vantagem para a sucessão na prefeitura, eram falsos.

Os gráficos divulgados nas redes sociais apontavam como fonte de dados a empresa ‘Paraná Pesquisas’, que alegou em nota pública não ter realizado nenhuma pesquisa em Ourinhos no ano de 2023.

A representação apontada pelo partido político ainda contém registros de mensagens supostamente trocadas entre funcionários públicos onde eles discutem se devem ou não propagar a pesquisa, uma vez que poderiam colocar seus cargos públicos em cheque.

A Polícia Civil instaurou um termo circunstanciada para apurar o caso, que quando concluído será apresentado para a Justiça Eleitoral.

Questionada pela TV TEM, a prefeitura de Ourinhos disse, em nota, que o tomou conhecimento do caso por meio da Procuradoria Geral do Município, e que segue acompanhando as apurações.

A divulgação de pesquisa fraudulenta é crime segundo a Lei nº 9.504/1997 e prevê aos responsáveis pela divulgação a aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.

Fonte: G1

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.