Atual diretora de projetos da Fundación MAPFRE encerra semana de visitas ao Brasil incentivando educação de crianças e adolescentes apoiados pela Liga Solidária
Utilizar a cultura do hip-hop como ferramenta de transformação é um dos principais objetivos do programa Crianças e Adolescentes, desenvolvido pela Liga Solidária, em regiões do distrito de Raposo Tavares, em São Paulo. Foi por meio dessa arte, que a entidade resolveu, nesta quinta-feira (21), dar as boas-vindas à Infanta Elena de Borbón, irmã do atual rei Filipe VI da Espanha e diretora da Fundación MAPFRE, uma das maiores apoiadoras do projeto social.
“Com esse incentivo, conseguimos aprimorar nossos projetos internos e a implementação de políticas públicas com maior qualidade, inovação e, de fato, gerar impacto nos locais atendidos. Hoje, as crianças que participam do programa Crianças e Adolescentes têm a oportunidade de realizar atividades de hip-hop, uma iniciativa que surgiu a partir do próprio desejo delas”, afirma Priscila Rodrigues, Head de captação de recursos e Voluntariado da Liga Solidária.
Com mais de cem anos de história, a Liga Solidária iniciou suas atividades com cursos de economia doméstica voltados para mulheres. Hoje, atende todos os públicos com uma série de cursos de desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Ao todo, a organização impacta positivamente a vida de mais de 24 mil pessoas por meio de seus nove projetos sociais.
O programa Crianças e Adolescentes da Liga Solidária atende mais de mil crianças de seis a 15 anos durante o contraturno escolar. Seu foco principal é a formação extracurricular, oferecendo atividades socioeducativas como dança, música, esporte e aulas de robótica. Entre as principais ações estão as oficinas de hip-hop, que une a música e a dança em prol do fortalecimento da cultura local e da construção de identidades dos participantes.
De acordo com os educadores do programa, o hip-hop ajuda as crianças a pensarem, sentirem e explorarem o mundo de uma maneira particular. “É interessante observar como a educação se desenvolve com o auxílio da arte, do grafite, da literatura, do ritmo e do movimento corporal. É isso que buscamos: formação de agentes críticos e criativos, que possam se tornar grandes transformadores sociais ”, observa Fátima Lima, Representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
Sobre a Fundación MAPFRE
A Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e apoia iniciativas em cinco áreas: Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social; Ação Social; e Cultura. Com sede na Espanha e presença em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE completou 31 anos de atuação no Brasil em 2023, beneficiando milhões de pessoas com os diversos programas desenvolvidos em todo o país nesse período. Desde então, trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o progresso social, garantindo a formação do cidadão e a conscientização da sociedade.
Sobre a Liga Solidária
A Liga Solidária é uma organização centenária da sociedade civil (OSC), sem fins lucrativos. Fundada em 1923, com o nome de Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, a Liga Solidária oferece programas socioeducativos que beneficiam, direta e indiretamente, mais de 24 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade na capital paulista. Site: www.ligasolidaria.org.br