Prazo para a entrega do Imposto de Renda termina na sexta-feira (31)

prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 termina na sexta-feira, dia 31 de maio. E quem pode folgar no dia Corpus Christi e emendar o descanso no fim de semana deve ficar atento para não perder o prazo. Como não é feriado nacional, sexta será dia útil e o documento deverá ser entregue para a Receita Federal até às 23h59.Quem não entregar a declaração dentro do prazo vai ter de pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda.

Para quem ainda não conseguiu todos os documentos necessários e não tem todas as informações, a dica é enviar a declaração dentro do prazo mesmo com erro e incompleta. Depois, basta retificar. Assim, evita o pagamento de multa.

Para quem ainda não entregou a declaração, a dica da Receita para para reduzir o risco de erros e cair na malha fina é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo usando este modelo, o fisco alerta que o contribuinte deve checar todas as informações antes do envio da declaração.

O uso da declaração pré-preenchida, aliás, deve bater recorde este ano. Até o momento, cerca de 40% dos contribuintes que já enviaram o documento usaram o recurso para preencher a declaração do IR 2024. Em 2023, 23,9% das pessoas fizeram o documento neste sistema.

Restituição do Imposto de Renda 2024

 

primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 vai ser pago na sexta-feira (31), mesmo dia que encerra o prazo para entregar a declaração. O dinheiro cai na conta ou no PIX informado pelo contribuinte na declaração a partir da 0h do dia 31 de maio.

Para saber se vai receber a restituição do Imposto de Renda 2024 no primeiro lote, o contribuinte deve fazer a consulta simples no site www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Basta informar o CPF, o ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.

Vão receber a restituição no primeiro lote 5,5 milhões de pessoas. Na lista estão cerca de 3,8 milhões de contribuintes com prioridade legal, quase 900 mil gaúchos afetados pela tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul e cerca de 800 mil contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida ou que pediram a restituição via PIX.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2024

Atenção aos prazos – https://tinyurl.com/32rwydp4

Quem precisa declarar? – https://tinyurl.com/4by9c2fb

Quais as novidades desse ano? – https://tinyurl.com/y7wvak4y

Baixe estes e outros conteúdos em https://redenacionalderadio.ebc.com.br

 

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.