Procon-SP lança novas cartilhas e serviço para ampliar a defesa do consumidor

Cartilhas Procon-SP Racial, Longevidade e Diversidade, Selos Eficiência e Empresa Verificada e entrega simbólica de viaturas aos Procons municipais, são algumas das iniciativas para incrementar a proteção do consumidor no Estado

O Procon-SP lança nesta quinta-feira (24/3) no Memorial da América Latina três cartilhas: Procon-SP Racial, Longevidade e Diversidade e os Selos Eficiência e Empresa Verificada; na ocasião também será feita entrega simbólica de chaves de viaturas a Procons de cidades do interior do Estado. A cerimônia contará com a participação do diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

Procon-SP Racial

Cartilha criada pelo Procon-SP com o apoio da Fecomercio, APAS — Associação Paulista de Supermercados, IDV – Instituto para Desenvolvimento do Varejo e Universidade Zumbi dos Palmares, apresenta os dez princípios de Enfrentamento ao Racismo nas Relações de Consumo.

O Procon-SP Racial, fruto de uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, tem como objetivo de fortalecer ações de prevenção da discriminação por motivo racial nas relações de consumo.

Longevidade

A publicação aborda os abusos sofridos pelos idosos tais como: empréstimos não solicitados cujos débitos aparecem em sua aposentadoria; troca de cartão nas agências por pessoas que se aproximam no caixa para “auxiliar”; venda de produtos ou serviços por meio de ligações telefônicas, dentre outras situações que ocorrem contra o hipervulnerável.

Diversidade

Esse material trata das discriminações contra pessoas devido sua orientação sexual ou identidade de gênero, quando, por exemplo, lhe é negado o direito de ser chamado pelo seu nome social, situações constrangedoras como ser ignorado em comércios ou discriminado em sistemas de saúde, entre outras violações aos direitos humanos.

Selos Eficiência e Empresa Verificada

O Selo Eficiência será concedido às grandes empresas que resolverem mais de 85% das reclamações registradas contra elas no Procon-SP. O fornecedor, que terá o índice de resolutividade reavaliado a cada trimestre, poderá usar o selo em seu site, redes sociais e material publicitário.

O Selo Empresa Verificada certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma onde o consumidor pode fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas.

Entrega simbólica de viaturas a Procons municipais

Na cerimônia, o Procon-SP complementará, simbolicamente, a entrega das chaves de viaturas oficiais a Procons municipais, cuja primeira etapa foi em setembro do ano passado. Os novos veículos, um total de 115 carros, serão utilizados para o desenvolvimento de atividades de fiscalização do mercado e de orientação e atendimento ao consumidor.

O recurso para a compra dos veículos, no valor total de R$ 6,2 milhões, foi garantido por emenda parlamentar do Deputado Federal Celso Russomano que teve como finalidade fortalecer a estrutura dos Procons Municipais do Estado de São Paulo. A execução da emenda parlamentar deu-se por Termo de Convênio firmado entre Procon-SP e Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (SENACON), vinculada ao Ministério da Justiça.

A solenidade será transmitida ao vivo pelas redes sociais da instituição: Youtube, Instagram, Facebook e Twitter

Serviço Lançamento cartilhas: Procon-SP Racial, Longevidade e Diversidade, Selos Eficiência e Empresa Verificada e entrega simbólica de viaturas aos Procons municipais
Data: 24 de março, quinta-feira, 14h30
Local: Memorial da América Latina (Senadinho)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo/SP — entrada e estacionamento portão 15.

Procon-SP
Assessoria de Comunicação
(11) 3824-7277 / 7276 / 7168
e-mail: imprensa@procon.sp.gov.br

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.