Últimas Notícias

Valores

Presenciando essa verdadeira briga de foice no escuro em que se transformou a discussão política no Brasil, em que cada um fala o que bem entende, sem se preocupar com o respeito a nenhum valor moral, comecei a fazer uma reflexão a respeito desses valores. Quais estariam sendo desrespeitados, jogados no lixo da ignorância pelos donos de todas as verdades?

A honestidade é o primeiro dos valores morais. Essas pessoas que berram desaforos e críticas, sem nenhuma comprovação, sem nenhum respeito à inteligência humana, estão sendo honestos? Essas autoridades que tomam atitudes autoritárias e intempestivas estão sendo honestas? Por exemplo, é honesto mandar prender alguém por dizer que uma autoridade é corrupta, mas não tomar nenhuma atitude contra alguém que chama outra autoridade de genocida?

Outro valor moral é a tolerância. Está ocorrendo tolerância na sociedade de hoje ou estamos chutando o balde por qualquer coisa que contrarie os nossos interesses? Estamos sendo tolerantes com pequenos erros dos nossos adversários como somos com os erros de nossos companheiros? Ou estamos adotando a velha teoria, segundo a qual para os amigos tudo, para os inimigos a lei (interpretada conforme os nossos interesses, claro)?

Outro valor importante é o discernimento. Como se sabe, o discernimento é a capacidade de compreender as situações e separar o certo do errado. Está havendo, realmente, discernimento nessas discussões políticas? Ou cada um está jogando lama adoidado naquele que não compactua com a sua ideia? Se é contra, vamos arrebentar. É essa a teoria que vale? Não vale saber o que é certo e o que é errado, mas só o que está a favor e o que está contra?

A prudência também é um dos valores morais que devem ser respeitados. Estão sendo prudentes essas pessoas? É prudente ficar alarmando a população com a divulgação enfática de notícias negativas e o desprezo aos acontecimentos positivos? É prudente falar do número de mortes e desconhecer o número de curas? É prudente espalhar certas atitudes a serem tomadas, sabendo-se que trarão consequências negativas para a população?

Importante valor moral a ser seguido é a empatia, a capacidade de nos colocar no lugar do outro. Está havendo isso nessas discussões políticas? Ou cada um está colocando-se do seu lado, impedindo que o outro se aproxime? Ao destilar ódio contra alguém, estamos colocando em prática nossa empatia? Estamos empregando a empatia quando fazemos de tudo para que o nosso opositor tenha dificuldades de realizar certo trabalho que beneficiará outras pessoas?

Solidariedade e responsabilidade são outros valores importantes. Quando dizemos algo, temos que ser responsáveis pelas implicações que surgirem. Se mentimos ou aumentamos a importância de algo negativo, não estamos sendo responsáveis. Se ao invés de ajudar alguém a ser melhor, só nos preocupamos em criticá-lo e diminuí-lo, não estamos sendo solidários.

Magnanimidade ou generosidade. Acho que está faltando isso há um bom tempo, principalmente nesse bate-boca descontrolado que temos ouvido nos últimos meses. Pessoas perdendo o controle na agressão, na mentira, no ódio. Onde há ódio não pode haver generosidade.

Estou achando que essas discussões nos meios de comunicação e nas redes sociais não visam à solução de nenhum problema. O objetivo é vencer ou derrotar. Que a verdade tenha força suficiente para suportar os ataques insanos dos que só pensam na vitória a qualquer custo.

BAHIGE FADEL

Sobre FERNANDO BRUDER TEODORO

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
x

Veja Também

Turismo lança Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves” nesta quarta, 22

Nesta quarta-feira, 22, a Secretaria Adjunta de Turismo lança o Programa “Botucatu Cidade Observadora de Aves”. A iniciativa tem como ...